sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Águas do Algarve, SA apoia o 7º Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve



Este ano o tema central do Encontro são os rios transfronteiriços

É a vez da cidade de Vila Real de Santo António receber o 7º Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve. E sendo esta cidade banhada pelo Rio Guadiana, a Almargem escolheu como tema central os “Rios transfronteiriços”.
O 7º EREAA irá decorrer durante dois dias, de 1 a 2 de Julho, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, e está aberto a professores, educadores, formadores, técnicos de ambiente, estudantes ou simples cidadãos interessados.
No primeiro dia, pela manhã, estão previstas as seguintes comunicações: "Projecto NATURA Miño-Minho - Valorização dos Recursos Naturais da Bacia Hidrográfica do Rio Miño-Minho face a uma nova organização do aproveitamento dos peixes migratórios"; “Tejo Internacional - gestão para a conservação”; “Património Geológico do Parque Natural do Douro Internacional” e “Parque Natural do Baixo/Bajo Guadiana Internacional – Ainda é possível?”.
A tarde é dedicada à Educação Ambiental com a apresentação dos projectos “Tejo Internacional e a educação ambiental”; Projecto “Aquamuseu do Rio Minho”; " Projecto Rios - une pessoas e une rios" e "Voluntariado Ambiental para a Água - Contributo da Escola na Biomonitorização da Qualidade de Água ".
A manhã do segundo dia deste encontro está reservada para 4 itinerários ambientais bem diferentes e aliciantes, desde a subida de barco do Rio Guadiana acompanhada pela explicação do investigador Carlos Sousa do CIMA da Universidade do Algarve, até “À descoberta do Sapal” de Castro Marim por Rosa Madeira, ou um passeio de autocarro para ver “VRSA / Ayamonte – Semelhanças e diferenças” acompanhados pelo Professor Hugo Cavaco e Iñaki Olano (Ecologistas en Acción), ou um Percurso Pedestre Interpretativo de VRSA a Monte Gordo pela Associação Amigos da Mata e do Ambiente.
Na parte da tarde, os participantes poderão optar por 4 workshops onde experienciarão, de forma prática, abordagens lúdicas e pedagógicas inovadoras, nomeadamente “Cientistas na Ribeira” dinamizado pelo ICCE; “Os caminhos da água” realizada pela Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António; “1ª Saída de campo do Projecto Rios” pelo Dr. Pedro Teiga ou “GuaDid – da sala de aula para o campo” orientado pelo CIMA da Universidade do Algarve.
Este ano o EREAA traz algumas novidades, nomeadamente um Concurso Escolar aberto a todas as escolas da região algarvia, onde cada professor poderá concorrer com 1 poster sobre um projecto de Educação Ambiental que tenha desenvolvido com a sua turma no decorrer do ano lectivo 2009/2010, e um Concurso de Fotografia Digital “Um olhar sobre o Guadiana” aberto a todos os participantes. A cerimónia de entrega de prémios do Concurso Escolar Eco Projecto´10 também decorrerá durante o encontro.
A turma do 4º Ano da E.B.1 Professor Caldeira Alexandre (VRSA) irá também ter ocasião de apresentar uma peça de teatro dirigida pela companhia de teatro Fechopano.
As inscrições, que incluem documentação, transportes e uma refeição, custam apenas 35 euros (30 euros para estudantes e sócios da Associação Almargem) e podem ser feitas descarregando a respectiva ficha no website da Almargem (www.almargem.org).