quarta-feira, 10 de março de 2010

SEMANA DA FLORESTA E DA BIODIVERSIDADE EM LOULÉ


À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, e com o objectivo de assinalar o Dia Mundial da Floresta (21 de Março), encontra-se prevista uma série de actividades, a realizar no Concelho de Loulé ao longo de vários dias, naquela que será a Semana da Floresta e da Biodiversidade.

Já na próxima terça-feira, 16 de Março, pelas 10h00, será transplantada uma oliveira centenária na escola EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, tendo como finalidade assinalar também os 100 anos da Implantação da República.

Na segunda-feira, 22 de Março, nas cidades de Loulé e Quarteira, ocorrerá ao longo de todo o dia, a habitual distribuição de espécies arbóreas à população, assim como de material de sensibilização sobre a temática. Para tal, serão instalados dois stands, um na Cerca do Convento, em Loulé, e outro na Rua Vasco da Gama, em Quarteira.

No âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade 2010, recebeu esta Autarquia uma proposta da Comissão Europeia, em parceria com a Autoridade Florestal Nacional e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, para realizar acções de plantação de árvores preferencialmente autóctones em Portugal continental, de modo a assinalar esta efeméride e com o intuito de despertar e sensibilizar a sociedade portuguesa para a importância de preservação e conservação da biodiversidade associada à mitigação das alterações climáticas

No Concelho de Loulé, pretende-se realizar três acções de plantação em três estabelecimentos de ensino, como proposto pelas entidades envolvidas no projecto. Deste modo, as escolas EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita, em Loulé (dia 22, pelas 10h00), EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil (dia 22, pelas 15h00) e a EB Integrada de Salir (dia 23, pelas 10h00) foram as seleccionadas, tendo em conta que são as que mais carecem de reabilitação do espaço verde envolvente.

Para a manhã do dia 24 de Março, encontra-se prevista a realização de uma visita à Rocha da Pena, a realizar no âmbito de uma proposta efectuada pelo Clube da Floresta “O Camaleão” da Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho. Esta visita será dinamizada por um técnico da Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que efectuará a explicação das espécies existentes no local.

No âmbito de cada uma das actividades acima propostas pretende-se ainda distribuir material de sensibilização, nomeadamente panfletos, t-shirts, réguas e borrachas subordinados ao Dia Mundial da Floresta, bem como, do envio, por correio, do folheto relativo às Medidas Preventivas em Áreas Florestais, que será anexado à factura da água.

Também no âmbito da Semana da Floresta e da Biodiversidade, a Câmara Municipal de Loulé colaborará com diversas escolas do Concelho na cedência de meios técnicos e de material necessário para a realização de actividades (ex. sementes, plantas aromáticas, espécies arbóreas, etc.).

De acordo com o executivo municipal de Loulé, todas estas actividades têm por objectivo sensibilizar a comunidade e despertar as consciências, sobretudo dos mais novos, para a necessidade da preservação da Floresta enquanto factor determinante para a sobrevivência do Planeta.