segunda-feira, 8 de março de 2010

Governadora Civil de Faro recebe jovens da Casa de Protecção à Rapariga no Dia Internacional da Mulher


A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, recebe hoje, segunda-feira, 8 de Março, pelas 18h30, no Salão Nobre, as utentes, membros da Direcção e funcionários da Casa de Protecção à Rapariga, da Junta Diocesana de Faro, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
O encontro, que terminará com um jantar de confraternização, surge no seguimento de um convite formulado pela Governadora Civil à Casa de Protecção da Rapariga, instituição vocacionada para o acolhimento temporário de jovens do sexo feminino em situações de risco.
Para além de promover esta iniciativa, Isilda Gomes participará também, na próxima segunda-feira, em várias cerimónias alusivas ao Dia Internacional da Mulher, associando-se assim ao cumprimento dos objectivos preconizados pela efeméride, que visa enaltecer as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, bem como repudiar as discriminações e violência a que muitas ainda estão sujeitas nas sociedades actuais.
No âmbito das celebrações desta data adoptada pelas Nações Unidas em 1975, Isilda Gomes estará presente, pelas 11h00, na cerimónia de apresentação de um opúsculo intitulado “Mulheres na Administração Interna”, que decorrerá no Salão Nobre do Ministério da Administração Interna, em Lisboa.
A apresentação do livro, elaborado pela Direcção-Geral da Administração Interna, será presidida pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira.
Isilda Gomes participará ainda, a partir das 22h00, numa tertúlia dedicada ao tema “O papel da Mulher na Sociedade Actual”, evento organizado pela Associação Académica da Universidade do Algarve, que decorrerá no ‘BA’ Caffé, em Faro.
Para Isilda Gomes, primeira mulher a assumir o cargo de Governadora Civil do Distrito de Faro, este Dia Internacional deve constituir sobretudo um “momento de reflexão sobre a importância do papel da mulher na sociedade”, contribuindo assim para erradicar definitivamente os muitos preconceitos que ainda dominam várias culturas e países do Mundo.
“É lamentável que, em muitas sociedades do Mundo moderno, a mulher ainda seja vista como um ser inferior, a quem não são reconhecidos quaisquer direitos de cidadania ou de defesa da própria vida”, critica Isilda Gomes, sublinhando que, em todas as épocas da história da humanidade, as mulheres desempenharam um papel fundamental para a evolução da espécie, através da sua participação em áreas tão distintas como a ciência, política, ensino e cultura, entre outras.

ISILDA GOMES ATENTA À SEGURANÇA NO ALGARVE

Neste dia dedicado à Mulher, a Governadora Civil desempenhará ainda vários actos oficiais no âmbito das funções inerentes ao seu cargo, presidindo, pelas 15h00, no Salão Nobre, a uma reunião com representantes das Forças e Serviços de Segurança e Presidentes das Câmaras do Distrito.
Posteriormente Isilda Gomes presidirá a uma reunião do Conselho de Execução do Contrato Local de Segurança (CLS) de Faro, durante a qual será discutido e aprovado o diagnóstico efectuado para o município.
Os CLS visam reforçar a segurança, bem como o sentimento de segurança e o nível de confiança das populações, aproximando as Forças de Segurança às necessidades e expectativas dos cidadãos.