segunda-feira, 8 de março de 2010

Gabinete de psicologia da associação sindical da PJ cada vez mais concorrido


Todos os meses chegam novos pedidos de ajuda ao gabinete de psicologia da associação sindical de investigadores da Polícia Judiciária, que no ano passado realizou 262 consultas.
O principal drama passa pela conciliação da vida familiar com o desgaste diário da profissão.
Criado em julho de 2005, o Serviço de Psicologia e Acompanhamento (SPA) da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da PJ (ASFIC) acompanha os associados, cujas principais dificuldades se centram "na esfera afetivo-emocional".
Segundo César Afonso, psicólogo responsável pelo gabinete, as consultas têm vindo a aumentar de ano para ano, havendo cada vez mais investigadores a procurar o serviço.
"Em termos de números de casos a diferença do ano passado para 2008 não foi significativa, continuamos a receber um caso novo todos os meses", revelou à Lusa César Afonso.
Porém, os 13 novos casos anuais significam um amento de 30 por cento no número de consultas. No ano passado, o SPA realizou 262 consultas.
A actividade policial é de grande desgaste e stress psicológico, diz César Afonso: "Não há um horário certo, não é possível fazer a planificação da vida, há solicitação constante por parte do trabalho e a gestão de todas as questões revelam dificuldades e podem provocar crises".
Assim, stress, ansiedade e depressão são das queixas mais frequentes: "As actividades ligadas à justiça são de desgaste muito rápido e provocam muitas dificuldades em conciliar a vida profissional e familiar. Isso provoca ansiedade e stress nos profissionais".
Por outro lado, para este psicólogo clínico e também investigador da PJ, "as pessoas estão a dar importância cada vez mais às suas questões pessoais e ao seu bem estar" e isso faz com que procurem "uma ajuda especializada para encararem dificuldades que têm na sua vida".
"É uma demonstração de inteligência as pessoas recorrerem cada vez mais à ajuda da psicologia", sublinhou.
Assim, está projetado o alargamento dos serviços aos grandes centros de Porto, Coimbra e Faro.
"Os benefícios são muito superiores aos gastos", frisou.
O SPA realiza também avaliações psicológicas, participa nas avaliações de competências pedagógicas, promove ações destinadas a prevenir a depressão, ansiedade, dependências e absentismo.
Lusa