quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ria de Alvor integra pré-selecção das 7 Maravilhas Naturais de Portugal


Candidatura apresentada pelo Município de Portimão
A Ria de Alvor foi uma das 77 candidaturas aprovadas na pré-selecção do concurso que vai decidir quais são as 7 Maravilhas Naturais de Portugal, uma iniciativa da New 7 Wonders Portugal, quando se assinala o Ano Internacional da Biodiversidade.

Amplo e complexo sistema estuarino na confluência de quatro ribeiras com origem na Serra de Monchique, a Ria de Alvor apresenta um mosaico diversificado de habitats, criado pela presença de áreas agrícolas, manchas de matos mediterrânicos, ribeiras, áreas de sapal, laguna costeira, cordão dunar – que a separa e protege das investidas do mar – e uma grande diversidade biológica.

A candidatura do Município de Portimão foi aceite na categoria de Zonas Aquáticas Não Marinhas por um painel de 77 especialistas das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional, os quais tiveram em consideração os monumentos naturais que possuem um ou mais aspectos de raridade ou importância em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais.

A partir desta fase de pré-selecção, restam 11 candidaturas por cada uma
das sete categorias consideradas (Zonas Marinhas, Zonas Aquáticas Não Marinhas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Florestas e Matas, Grandes Relevos e Áreas Protegidas), que serão agora avaliadas por um grupo de 21 personalidades nacionais.

O passo seguinte será o anúncio, a 7 de Março, dos 21 locais finalistas - três por categoria - a submeter à votação pública até 7 de Setembro, data da divulgação das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, numa cerimónia que terá lugar nos Açores.

Mais informações em http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/pt/home.