domingo, 14 de fevereiro de 2010

PATINAGEM DE VELOCIDADE: YANN GUYADER BRILHA NA VIII EDIÇÃO DAS TERRAS DO INFANTE



Segunda Jornada marcada pela chuva que impediu a realização de algumas finais
Neste Domingo, 14 de Fevereiro, realizou-se a segunda jornada daquele que é um dos maiores Torneios de Patinagem de Velocidade da Europa – Torneio Internacional Terras do Infante – Algarve, que vai na sua oitava edição, com muita emoção mas com a presença indesejada da chuva.
Na parte da manhã a Escola Secundária Júlio Dantas em Lagos acolheu algumas das maiores vedetas internacionais desta modalidade, nas provas disputadas na variante de Pista. A manhã, e parte da tarde, em virtude do elevado número de atletas presentes, foi dedicada às séries de apuramento das provas de velocidade – 300m, para os mais jovens e 500m para os mais velhos, e das provas de fundo 5Km pontos. Poucas foram as surpresas e os mais credenciados obtiveram os passaportes ara as finais, mas com muita emoção e adrenalina devido ao grande empenho dos atletas.
Após o almoço deveriam realizar-se as finais de todas as provas, mas a chuva colocou em risco a integridade física dos participantes e a organização decidiu anular as finais e atribuir o mesmo número de pontos para todos quantos foram à final. No entanto as provas de fundo foram disputadas, pois a organização do evento e os juízes consideraram que havia condições para tal.
Na velocidade os cinco finalistas em seniores masculinos seriam: Yann Guyader - FRA, Patxi Peula – ESP; Fernando Mejia – Esp.; Jore Vandenberg – BEL e Markus Horsten – HOL. No lado feminino – Cinzia Ponzetti – ITA, Mélissa Chouleysko – FRA; Jessica Gaudesaboos – BEL; Jessica Rodriguez – ESP; Elisa Salvadego – ITA, foram as que conseguiram ascender às finais.
Nas únicas provas que tiveram finais, os 10Km Pontos – Absolutos (Cadetes, Juniores e Seniores), onde estiveram os 30 atletas apurados nas séries disputadas, como viria a acontecer com as finais, debaixo de chuva, foi difícil e duro atingir a final perante as condições que se apresentaram às 65 atletas femininas e à centena de atletas masculinos.
Nas finais provas muito emocionantes e vivas, mesmo com chuva as mulheres a fazerem uma prova com grandes ritmos. Uma fuga a meio da prova viria a ditar as duas primeiras posições, para a francesa Mélissa Chouleysko e para a belga Jessica Gaudesaboos que assim retiraram a possibilidade à italiana Cinzia Ponzetti de imitar a vitória da véspera.


Nos Absolutos masculinos o francês Yann Guyader e o neozelandês Scott Aldrige não deixaram por mão alheias a sua fama, de ex-campeões do mundo e atletas profissionais, abandonando o pelotão no início da prova e ganhando quase duas voltas aos patinadores que ainda se conseguiram manter-se em prova. Um ritmo impressionante, de princípio ao fim, conseguindo rodar por vezes perto dos 40Km/h, em Pista e com chuva, piso molhado e escorregadio… impressionante. O terceiro foi Inigo Vidondo, de Espanha, com um sprint vigoroso bateu o português, do Roller Lagos – Gonçalo Marreiros.

Partida Absolutos fem. Yann Guyader e Scott Aldrige dominam 10Km pontos

Amanhã, segunda-feira 15 de Fevereiro, realizar-se-á a terceira e última jornada deste Torneio, com uma Meia Maratona a partir das 11h da manhã, com partida de Vila do Bispo e chegada a Sagres, 21,5km que os primeiros masculinos deverão fazer em pouco mais de meia hora.
Como se trata da última jornada vão ser decididas as classificações gerais individuais acumuladas, que contemplam as provas dos três dias e por isso com grande importância para este último dia, onde tudo pode mudar.
Em Seniores Masculinos o francês Guyader parece imbatível ganhou as provas até agora disputadas e pelo nível demonstrado nos 10Km pontos, deverá tentar fugir e ganhar a Meia Maratona e ajudar o seu colega de equipa Scott Aldrige a fazê-lo e a subir na classificação. A disputada pelos restantes lugares do pódio está ao rubro entre os espanhóis Patxi Peula e Vidondo, o português Gonçalo Marreiros e ainda o neozelandês, os italianos Lo Cogliano e Atzeni e o holandês Mark Horsten.
Em femininos com a prova dos 10Km tudo se complicou, aquilo que parecia ser uma caminhada vitoriosa de Cinzia Ponzetti – ITA, com a aproximação pontual da belga Gaudesabos e da francesa Chouleysko, entre as três será por certo repartido o pódio, se nada de anormal acontecer.
Nos escalões de Juniores tudo muito complicado em masculinos, pois alguns atletas não participaram nas provas de 10Km pontos e desceram a pique na classificação, por isso tudo por decidir amanhã, na Meia Maratona. Em femininos Nerea Nuno e Anapaola del Duca preparam-se para disputar a primeira posição e tudo muito indefinido para o terceiro posto, onde a portuguesa Elisabete Batalim ainda terá uma palavra a dizer.