domingo, 14 de fevereiro de 2010

Alcoutim: Clube Desportivo de Vaqueiros renasce com novo fôlego


Inactivo há oito anos, o Clube Desportivo de Vaqueiros está de volta e quer agitar esta freguesia, que é a mais extensa e a mais deprimida do concelho de Alcoutim, com cerca de 146km2 para 693 habitantes (população residente em 2001).
A nova direcção do Clube, presidida por Hugo Barradas, eleita em Janeiro de 2010, clama para que se reúnam esforços no sentido de devolver à freguesia de Vaqueiros o “dinamismo de tempos passados”.
A Câmara Municipal de Alcoutim aprovou, a semana passada, em reunião de câmara, um apoio de 6.000 euros, para impulsionar o renascimento deste Clube, que vai apostar na dinamização e divulgação da região, através de acções e actividades de foro social, cultural, desportivo, lúdico e recreativo. Em Vaqueiros urgia a necessidade de uma colectividade que promovesse o convívio e o diálogo da população isolada nas 33 povoações que constituem a freguesia.
Entre os vários objectivos que constam do plano de actividades para 2010, o Clube Desportivo, sedeado no Edifício Polivalente de Vaqueiros recentemente construído pela Câmara Municipal de Alcoutim, pretende reabrir o Núcleo Museológico de Vaqueiros “Vidas do Campo”, que actualmente só abre para visitas mediante marcação prévia, explorar os percursos pedestres existentes na freguesia, criar uma escola de formação de futebol 7 e conceber uma pista de auto e motocross. Proporcionar momentos de convívio e lazer e contacto com outros espaços, entidades e realidades são pilares daquele que quer ser o plano de actividades que recobra um clube já com vinte anos de existência.