domingo, 17 de janeiro de 2010

Novos pagamentos sem marcação de código


Teve início na semana passada o primeiro piloto da Visa Europe em Portugal, que tem como objectivo apresentar a inovadora solução de pagamentos contactless payWave a consumidores e comerciantes em Lisboa.

O piloto realiza-se em algumas freguesias da cidade de Lisboa com forte concentração de comércio, incluindo um grande centro comercial. Para além da Visa Europe, o projecto envolve no total 8 entidades, designadamente o BANIF, o BES, o BPI, a CGD, o Crédito Agrícola, o Montepio, a SIBS e a Unicre.

São cerca de 50 as lojas iniciais que aderiram ao projecto e que permitirão aos titulares de cartões contactless (um pequeno grupo de titulares de cartões que foram especificamente seleccionados para participar neste piloto) efectuarem pagamentos de baixo valor, até €20, sem a inserção do cartão no terminal de pagamento e sem a introdução do PIN. As lojas aderentes estão identificadas com o símbolo contactless e apenas nessas será possível efectuar pagamentos com o Visa payWave.

De acordo com Sérgio Botelho, General Manager da Visa Europe Portugal, “o Visa payWave representa o resultado de uma nova tendência na tecnologia de pagamentos que está a elevar os pagamentos electrónicos a um patamar superior, tornando os pagamentos mais rápidos, mais convenientes e mais simples. O Visa payWave é a solução de pagamento contactless da Visa para baixo valor que se adequa ao estilo de vida actual dos consumidores e que num único cartão de pagamento disponibiliza conveniência, rapidez e simplicidade.”

O cartão Visa payWave não necessita ser inserido no terminal de pagamento. O consumidor pode finalizar a compra através de uma simples aproximação do cartão ao terminal de pagamento, sem necessitar de introduzir o PIN. Para reforçar a segurança, é solicitado ao consumidor que introduza periodicamente o PIN do cartão, um procedimento de rotina.

A solução contactless foi concebida para aumentar a velocidade de pagamentos tipicamente feitos com dinheiro e conferir flexibilidade aos emissores de cartões com programas adaptados ao seu negócio e segmento de clientes.

Existe uma expectativa grande quanto ao sucesso deste piloto, não só por ser o primeiro teste com cartões Visa payWave dirigido aos comerciantes e consumidores portugueses, mas sobretudo “porque a implementação da tecnologia contactless em Portugal em larga escala vai depender da adesão desta nova forma de pagamento com cartão por parte dos consumidores e da aceitação por parte dos comerciantes. A Visa tem realizado pilotos contactless por toda a parte do mundo, e tem já inclusivamente soluções a funcionar em pleno em alguns mercados como o Reino Unido, e os consumidores e comerciantes têm demonstrado uma enorme apetência por estes meios inovadores de pagamento. Acredito que Portugal não será excepção”, acrescenta Sérgio Botelho.

As novas especificações Visa são baseadas na tecnologia EMV, permitindo o processamento de transacções online e offline, sendo comuns a outros programas payWave já lançados noutros países, garantindo a interoperabilidade e o funcionamento dos cartões quando estes viajam.