domingo, 27 de dezembro de 2009

Presidente da Câmara de Vila Real de Santo António defende fim dos obstáculos aos investimentos no Algarve



O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, propôs recentemente ao presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), Nuno Aires, o lançamento de um pacto para o desenvolvimento do Algarve, tendo em vista a minimização dos obstáculos actualmente existentes aos investimentos na região.

De acordo com Luís Gomes, “existem investidores interessados em apostar no Algarve, apesar do momento menos favorável em termos económicos que estamos a atravessar, e que só não o fazem porque continuam a subsistir barreiras graves ao desenvolvimento e concretização dos projectos, tanto do ponto de vista do procedimento administrativo como da descoordenação de serviços. Por outro lado, e pelas mesmas razões, muitos projectos encontram-se actualmente parados ou em situações indefinidas que levam ao seu arrastamento no tempo”. A concretizarem-se, estes investimentos, segundo o autarca, “permitiriam criar mais postos de trabalho e fortalecer a economia da região”.

Luís Gomes aponta como uma das causas para este problema “a falta de coordenação entre as diversas instituições governamentais sedeadas no Algarve, que dificulta a concretização de diversos investimentos”.

Ainda de acordo com Luís Gomes, “esta situação é ainda mais inaceitável se tivermos em conta a actual situação de crise económica, que exige esforços comuns no sentido da criação de emprego e de condições favoráveis ao investimento.»

Reflectindo a importância de contornar esta situação, o Presidente da Câmara de Vila Real de Santo António apresentou ainda a Nuno Aires um conjunto de projectos para o Concelho no domínio da requalificação urbana, na convicção de que “é exactamente em alturas de contenção e dificuldades económicas, como a que se vive actualmente, que estes desafios assumem maior relevância. De resto, requalificar e preparar o território de uma forma moderna e atractiva, revela-se fundamental para a região se afirmar verdadeiramente como um destino turístico de qualidade».

Estas questões foram abordadas numa reunião em que se debateu a evolução do turismo no Algarve e em Vila Real de Santo António, concelho que tem vindo a registar, desde Novembro de 2008, as mais elevadas taxas de ocupação hoteleira do Algarve.