quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

JOVENS DE 10 PAÍSES EM FARO

O Presidente da Câmara Municipal de Faro, José Macário Correia, vai receber, no próximo sábado, dia 02 de Janeiro, pelas 11:00,nos Paços do Concelho, um grupo de 35 jovens de dez países - Grécia, Chipre, Estónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Reino Unido, Espanha, Gana e Portugal.

Importa realçar que esta recepção se enquadra num intercâmbio organizado pela “YEU – Youth for Exchange and Understanding”. A YEU é uma das mais importantes organizações juvenis internacionais, com sede em Faro, que tem em curso várias acções com vista ao envolvimento dos jovens em questões sociais a nível local. O “Eurogames 2010” é um dos projectos mais significativos da sua missão e visa a promoção da inclusão social de pessoas com deficiência, através da metodologia de Educação Não Formal (ENF).

As políticas juvenis representam um eixo fundamental da participação dos jovens na sociedade, pelo que os encontros e intercâmbios juvenis, como o que se tem registado na última semana em Faro, impulsionam a sua participação activa, permitindo uma consciencialização das diferentes realidades sócio-culturais e da importância do trabalho em conjunto para construir uma sociedade mais aberta e tolerante.

Faro quer estar na primeira linha do ressurgimento de associações juvenis que constituem um meio insubstituível para fomentar o espírito cívico, a partilha de experiências e a disseminação de conhecimentos, de molde a que as novas gerações sejam mais empreendedoras, civicamente activas e solidárias.