quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ESPECTÁCULO DE PASSAGEM DE ANO EM QUARTEIRA MUDA DE LOCAL


José Cid e OqueStrada no Pavilhão Drª Laura Ayres

Condições climatéricas na base da decisão

A Câmara Municipal de Loulé, organizadora do espectáculo de passagem de ano na cidade de Quarteira, decidiu alterar o local da realização do mesmo tendo em conta as condições climatéricas que se fazem sentir e as previsões meteorológicas para o dia de amanhã, quinta-feira, 31 de Dezembro.

O espectáculo inicialmente previsto para a Praça do Mar, em Quarteira, vai realizar-se no Pavilhão da Escola Secundária Drª Laura Ayres, na mesma cidade. Este pavilhão tem todas das condições de acolhimento dos milhares de espectadores esperados e, independentemente das condições que se façam sentir, o espectáculo vai realizar-se.

Recorde-se que pelas 22h00 sobem ao palco os OqueStrada, uma das grandes revelações musicais de 2009. Apesar de terem uma carreira já com alguns anos, o grupo lançou este ano “Tasca Beat: O Sonho Português”, o trabalho que é o resultado de uma saga de sete anos bem vividos em palcos variados por entre ruas, festivais de renome, coretos e bailes de Verão. A primeira edição do Festival MED (2004) foi um dos locais por onde este grupo passou.

Formado em Almada em 2002, o quinteto é composto por Miranda na voz, Lima na guitarra portuguesa, Zeto na guitarra e voz, Donatello no acordeão e Pablo na contra-bacia (um contrabaixo feito com uma bacia…). Criam música 100% livre, 200% bem-humorada e 300% genuína. Cantando em português, crioulo, espanhol, francês e inglês, os OqueStrada juntam, por vezes na mesma canção, referências criativas tão diferentes quanto o fado, o funaná, a ska, a pop e a canção francesa. Num palco transformado em tasca imaginária, onde as desgarradas são constantes e o teatro acompanha a música, o público deixa de ser apenas espectador e torna-se cúmplice do espírito.

Um dos pontos altos desta festa será a subida ao palco de um dos dinossauros da música portuguesa: José Cid. Com uma carreira longa que começou na década de cinquenta, com bandas como Os Babies e o Quarteto 1111, foi a título individual que José Cid ganhou maior projecção, sobretudo pela participação no EuroFestival da Canção e pela composição e interpretação de temas intemporais da música portuguesa como “Nasci P’rá Música”, “Na Cabana junto à Praia” ou “20 Anos”.

No novo milénio, José Cid volta à ribalta, recuperando temas antigos e promovendo espectáculos em vários pontos do país, com um surpreendente interesse por parte das novas gerações. Em 2009, volta aos discos, com o lançamento do álbum “Coisas do Amor e do Mar”, que irá apresentar também nesta passagem de nano em Quarteira, sem esquecer os seus grandes êxitos.

Quanto ao espectáculo pirotécnico previsto, caso não exista um substancial agravamento das condições climatéricas, irá manter-se. A entrada é livre.