sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Faro: Autarcas visitam obras no Concelho
A Câmara Municipal de Faro promove, no próximo dia 22 de Outubro (Sábado), mais uma visita a obras e a equipamentos no concelho que será acompanhada pelos membros que compõem a Assembleia Municipal, directores de departamento e chefes de divisão da Autarquia. Esta visita insere-se no âmbito da política de proximidade que este executivo está a promover.
Do programa consta a apresentação de um projecto de A. Casanova Lda. que pretende criar um novo espaço de lazer na Rua do Castelo (Vila Adentro) no local onde actualmente funciona um depósito de materiais de construção. Os promotores querem criar um espaço de restauração e bebidas na zona histórica da cidade. A proposta consiste na transformação do armazém de materiais de construção num espaço polivalente onde se tire partido de um generoso logradouro e da singular vista para a Ria Formosa. A proposta aponta para uma intervenção minimalista que resulta do facto do requerente ser apenas arrendatário do espaço. Neste contexto pretende-se apenas garantir a adaptação das estruturas existentes aos novos usos e os elementos arquitectónicos a criar terão uma expressão limitada e um carácter temporário (de fácil desmonte ou amovível). Será criada uma esplanada panorâmica que irá ser o elemento mais forte do projecto.
A visita prossegue para o troço da Variante Norte cuja obra vai em estado avançado. Este troço tem como objectivo a continuação e conclusão da actual variante à EN 125 na cidade de Faro apresentando um traçado novo com 2.535 metros. O traçado inicia-se no nó com a EN 2 terminando na zona do Rio Seco. O valor total dos trabalhos a realizar no âmbito da construção do Lanço – Variante a Faro ascende a 14 011 307 €, encontrando-se prevista a sua conclusão para Fevereiro de 2012, de acordo com a informação veiculada pela empresa.
A próxima paragem nesta visita será no Novo Cemitério de Faro onde será apresentado o projecto do crematório que não implica custos para o Município visto tratar-se de uma concessão.
A visita segue depois para o Mercado Municipal de Faro, local onde se falará do projecto do ginásio de judo que irá surgir naquele espaço. Este novo equipamento desportivo, que já se encontra em obra, comporta um investimento de 238.844,36 € acrescidos de IVA.
Ruma-se depois a Montenegro onde serão apresentados os parques biosaudáveis. O projecto consiste na implementação de parques de lazer/ginásios ao ar livre pelo concelho de forma a permitir a todos os munícipes o acesso a estes equipamentos de manutenção física de uma forma gratuita. A autarquia investiu 30 mil euros na implementação dos cinco parques biosaudáveis.
Ainda em Montenegro é hora de conhecer o terreno que irá receber os munícipes que, pela força das circunstâncias, terão que ser realojados no âmbito do POOC e que obriga à deslocalização de habitantes da Praia de Faro.
A visita termina em Gambelas onde se percorrerá a Rua Rocheta Cassiano que foi recentemente pavimentada e representou um encargo para o Município de 36.472,82 euros.