terça-feira, 25 de outubro de 2011

Estudo: Stands Auto em Portugal com os dias contados

PESSOAS JÁ NÃO VÃO ÁS LOJAS E O STOCK VAI ‘SUFOCAR’ UM NEGÓCIO OBSOLETO COM 50 ANOS
Os stands tradicionais de automóveis vão fechar portas, tendo o seu destino traçado para um prazo médio de 3 anos, uma vez que esse modelo de negócio em Portugal acabou, defende a consultora MBM Mobile, num estudo realizado com base em dados do sector e do seu próprio negócio online. Segundo a análise, o mercado on-line de automóveis em Portugal está em crescendo e esta tendência vai ditar uma autêntica revolução no sector, a ponto de levar a maioria dos stands a encerrar. De acordo com as previsões da MBM Mobile, até 2013, 15% das viaturas compradas pelos portugueses serão feitas no mercado on-line (não contemplando os dados off the record dos negócios particulares), tendência que se acentuará em 2015, ano em esta percentagem deverá aumentar para os 30%. “Não temos dúvidas em afirmar que a forma como é entendido hoje o conceito de stand está a morrer e que quem não se souber adaptar aos novos tempos que aí vêm, deixará de ter lugar no mercado, por estar amarrado a um modelo que se tornará obsoleto”, assegura João Corga, director-geral da consultora.
Para mais, defende que os stands enfrentam a condicionante de terem sempre viaturas em stock, que tem necessariamente de ser escoado, o que leva os operadores a procurarem condicionar o cliente, induzindo-o a decidir-se pela aquisição de uma das viaturas disponíveis. “Este modelo é de há 50 anos, está mais do que ultrapassado e é a prova de uma gestão de negócio inadaptada à realidade económica do momento pois, atualmente, a filosofia de negócio tem obrigatoriamente enfoque no relacionamento com o cliente – a diferenciação está na vantagem e na capacidade de fornecer respostas objectivas em tempo real”, adianta. João Corga reforça que o consumidor tem hoje acesso a todo um complexo informativo que permite identificar soluções adaptadas às suas necessidades, permitindo a exclusão de determinadas opções no que concerne à tomada de decisão e em que a oferta é uma resposta direta à procura e pesquisa do consumidor. “Actualmente, o peso do negócio online na aquisição total de viaturas em Portugal está em franco crescimento e desenganem-se aqueles que pensam que sobreviverão se não alterarem o seu modelo tradicional de negócio”, afirma João Corga, diretor-geral da MBM Mobile.
Depois de uma análise ao mercado e aos próprios resultados obtidos pela empresa, João Corga está convicto de que, de uma forma transversal a todos os sectores, o comércio electrónico tornou-se hoje num pilar de vendas, alterando a forma de relacionamento entre clientes e fornecedores ou entre parceiros de negócios. “Nos próximos anos, em função da evolução das transacções comerciais, a aquisição de um automóvel tornar-se-á numa operação praticamente exclusiva de ‘domínio doméstico’, pois os consumidores, cada vez mais, irão deslocar-se aos pontos de venda dependendo do impacto de uma estratégia de marketing “de bairro”, assevera. Atendendo à lógica que prescreve, até mesmo os espaços da MBM Mobile, presente em Coimbra (sede), Lisboa, Porto, Braga e Aveiro, serão readaptados, abraçando um novo conceito. “Não é por acaso que não designamos os nossos espaços por stand, mas sim por ‘Zentrum’ (Centro), que em breve serão, tal como observámos no fenómeno Facebook, espaços de interacção social para, por exemplo, convocar tertúlias, discussões e eventos em torno da paixão pelo mundo automóvel”, explica. De futuro, segundo a mesma fonte, a empresa pretende estabelecer nos espaços da sua sede e delegações uma política de convívio social, partilha de experiências e vivências e proporcionar momentos de lazer e animação, embora preservando, ocasionalmente, algumas funções de âmbito comercial, para exposição e ponto de entrega de viaturas a clientes. Quanto às expectativas de sucesso do modelo de negócio, que acredita que vingará no futuro, remete-as para o balanço do desempenho das vendas online da MBM Mobile. “Através do ‘Hour Selection’, a nossa bolsa de automóveis online, vendemos em apenas 8 meses 145 viaturas, sobretudo usados com pouca quilometragem, permitindo aos nossos clientes poupanças muito significativas que podem variar entre os 10 mil euros num BMW e os 60 mil euros num Aston Martin”, revela. Recorde-se que, com o crescimento do ‘Hour Selection’ já a acompanhar a evolução do seu principal serviço, a consultoria automóvel, a MBM Mobile prevê atingir, até ao final de 2011, as 500 viaturas vendidas, duplicando o desempenho registado no ano transacto. A MBM Mobile é, desde 2005, uma marca do sector automóvel de capital português, detida a 100% pela Lufthafen Brands Group, sendo pioneira na introdução do conceito de consultoria automóvel em Portugal.