domingo, 23 de outubro de 2011
Câmara Municipal de Castro Marim aprova alteração do Plano de Urbanização de Corte Velho
A Assembleia Municipal de Castro Marim aprovou, recentemente, a proposta de alteração do Plano de Urbanização da Herdade de Corte Velho (PUHCV), apresentada pela Autarquia.
O Plano de Urbanização da Herdade de Corte Velho estende-se por uma extensão de 130 hectares, na freguesia do Azinhal, junto à margem esquerda do Rio Guadiana.
Com a aprovação desta alteração ao Plano de Urbanização, o empreendimento turístico da Herdade de Corte Velho vê assim, substancialmente, transformada a sua natureza, deixando cair a componente do golfe, como inicialmente estava previsto, para dar lugar a um novo conceito de turismo ecológico, centrado na salvaguarda e valorização dos valores naturais em presença.
O Plano de Urbanização da Herdade de Corte Velho prevê uma área urbanizável de 320.000 m2, que consagra a existência de 6 Unidades Operativas de Planeamento e Gestão (UOPG), comportando aproximadamente 101.000 m2 de área bruta de construção, distribuída por 573 unidades de alojamento com 1.869 camas, 69,50% das quais destinadas ao uso turístico.
Igualmente, prevê-se a construção de 3 unidades hoteleiras de cinco estrelas, incluindo equipamentos desportivos e de lazer, comércio e serviços, cuja componente habitacional é caracterizada por moradias e edifícios multi-familiares.
O projecto da Herdade de Corte Velho integra um conjunto de cinco empreendimentos turísticos de grande qualidade em desenvolvimento no concelho, num investimento de 100 milhões de euros, que se afigura de primordial importância para o futuro de Castro Marim, tendo como factores de sustentabilidade, o crescimento da economia e a criação de emprego.