segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Uso inadequado de computadores prejudica coluna

Semana de Sensibilização para a Coluna celebra-se de 10 a 16 de Outubro A utilização de computadores sem as precauções necessárias pode ser prejudicial à saúde, particularmente no que diz respeito à coluna, alerta a Campanha Olhe pelas Suas Costas. “Uma postura corporal correcta frente ao computador é a melhor maneira de prevenir dores nas costas e eventuais problemas de coluna e lesões músculo-esqueléticas. É fundamental, por exemplo, ter em atenção ao posicionamento do monitor do computador que deve estar ao nível dos olhos do utilizador”, explica o neurocirurgião Paulo Pereira, coordenador nacional da campanha Olhe pelas Suas Costas.
O pescoço, a parte inferior das costas e os punhos são as zonas do corpo mais afectadas pela utilização inadequada de computadores, especialmente se esta acção for repetida e continuada, por longos períodos. “É importante que os ombros estejam descontraídos, as costas direitas e os cotovelos e joelhos dobrados em ângulos rectos. A altura da cadeira deve ser regulada para que os pés possam estar bem apoiados no chão e o ideal é usar uma cadeira que tenha apoio para a parte inferior das costas, ou experimentar usar uma almofada nessa região”, aconselha Paulo Pereira. E acrescenta: “Lembre-se também que é preciso levantar-se pelo menos de duas em duas horas, para uma breve caminhada, por exemplo ir beber água, de forma a promover a actividade dos músculos da coluna e membros inferiores”.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral promove, pela 2.ª vez em Portugal, a Semana de Sensibilização para a Coluna, de 10 a 16 de Outubro. Um estudo, realizado no âmbito da campanha Olhe pelas Suas Costas, indica que sete em cada 10 portugueses sofrem de dores nas costas e 28,4 por cento sentem que a sua actividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de ter dores nas costas. Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com.