segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Marcha lenta “ A Luta Continua Sempre” contra as portagens na Via do Infante

Novamente reunidas em Loulé este fim-de-semana, as 4 organizações - a Comissão de Utentes da Via do Infante, o Grupo Algarve (Facebook) – Portagens na A22 Não, o CFC - Movimento Com Faro no Coração e o Moto-Clube de Faro - promotoras da nova marcha lenta contra as portagens na Via do Infante, intitulada “A Luta Continua Sempre”, delinearam os pormenores desta grande jornada de luta no Algarve.
Como foi anteriormente anunciado, a marcha lenta envolvendo diversos tipos de viaturas, como carros ligeiros, motas e veículos pesados irá ocorrer no próximo dia 8 de Outubro (aniversário da 1ª marcha lenta em 2010), entre as 14,00 e as 20,00 horas, numa extensão de 120 klm, envolvendo a EN 125 e a Via do Infante.
UM CARTAZ HISTÓRICO Haverá 4 pontos principais de partida: Altura (Castro Marim) – junto à rotunda do Restaurante “O Infante”, na EN 125, pelas 14.00 h; Portimão, no Parque das Feiras, pelas 14.30 h; Tavira, rotunda dos Moinhos, (acesso à Via do Infante), pelas 15.00h; e Albufeira, em Valparaíso, pelas 15.00h. Todo este grande movimento irá confluir para o Parque das Cidades (Estádio do Algarve), daqui arrancando pelas 16.00 h a caminho de Faro, passando pelo Patacão, rotunda do aeroporto, rotunda do Fórum Algarve e rotunda do Teatro Municipal, estando prevista uma grande concentração final do protesto frente ao Fórum, entre as 17.00 e as 18.00 h.
Também irão ter lugar reuniões com associações e diversas entidades, distribuição de folhetos e cartazes, colocação de faixas e divulgação da acção com recurso às redes sociais. No dia 8 de Outubro a luta social contra a injustiça irá acontecer no sul do país e toda a divulgação e mobilização serão necessárias.
Os promotores encontram-se em contacto permanente com os espanhóis de Andaluzia, nomeadamente associações empresariais e principais partidos políticos, para a sua participação na referida marcha lenta. Como é sabido, os andaluzes da província de Huelva têm estado ativamente empenhados contra as portagens na A22 – que afectará muito negativamente a economia e a sociedade nestas duas regiões transfronteiriças Algarve – Andaluzia. A Esquerda Unida fez aprovar uma resolução no Parlamento Regional da Andaluzia e apresentou uma queixa no Tribunal de Justiça Europeu; e a Esquerda Unida, o Partido Popular e o PSOE também apresentaram uma Moção na Deputação Provincial de Huelva e na Câmara de Ayamonte contra as portagens na A22. Estas 4 entidades promotoras da marcha congratulam-se e saúdam vivamente os nossos vizinhos andaluzes dessas forças políticas, e condenam profundamente os responsáveis políticos nacionais e regionais do PSD, CDS/PP e PS por, continuamente, traírem o Algarve e os seus eleitores, ao defenderem a colocação de portagens na Via do Infante.
Portajar a Via do Infante é condenar à morte o Algarve – mais falências de empresas, mais desemprego, mais mortes na EN 125. Será a destruição da sociedade e da economia do Algarve – a região, que só vive do turismo, a viver uma gravíssima e a maior crise a nível nacional. Os organizadores apelam a todas as entidades, cidadãos e sociedade civil em geral do Algarve, para que se mobilizem e participem nesta grande marcha, constituindo uma poderosa frente de luta contra as portagens na Via do Infante. No dia 8 de Outubro é proibido ficar em casa, pois o tempo é de ação e não de resignação. Só com coragem, determinação e luta será possível a vitória, derrotando todos aqueles que, por interesses vários, defendem as portagens na Via do Infante. A luta contra as portagens no Algarve irá continuar sempre. Custe o que custar e doa a quem doer.