sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Movimenta-te - Programação em Rede
Dia 12 de Setembro, pelas 15 horas decorrerá na Pousada de Estoi uma conferência de imprensa com vista à divulgação do projecto “Movimenta-te – Trajectórias de Programação Cultural em Rede”. Este é um projecto que promove o trabalho em rede, no que toca à programação de espaços na área das artes performativas, e que conta com co-financiamento por parte do QREN – POAlgarve 21.
Em 2009, os municípios de Faro, Loulé, Olhão, São Brás, Tavira e o Teatro Municipal de Faro, prepararam uma candidatura ao programa “Rede de Equipamentos Culturais – Programação Cultural em Rede”, de modo a potenciarem entre si a oferta cultural dos seus equipamentos culturais, no domínio das artes performativas.
Com esta candidatura, estes cinco municípios pretenderam desenvolver um projecto inovador, privilegiando o trabalho com, e para o território, de forma articulada, contribuindo assim para uma crescente partilha de recursos. O projecto “Movimenta-te” tem como premissa base a circulação de propostas artísticas entre os cinco municípios do Algarve Central, levando o público a movimentar-se pelos vários espaços existentes neste território, sejam Teatros, ou outros equipamentos e espaços ao ar livre.
A vontade da rede “Movimenta-te” é a de promover uma crescente articulação entre os vários Teatros e equipamentos culturais dos municípios envolvidos, levando a que a oferta de espectáculos e projectos de criação artística apresentados neste território, sejam eles de âmbito local, nacional ou internacional, se revelem cada vez mais mobilizadores de públicos e de criadores, apostando na diversidade das linguagens artísticas e nas inúmeras possibilidades dos seus múltiplos cruzamentos. No âmbito de alguns projectos, que serão dados a conhecer no dia 12 de Setembro, existe mesmo o envolvimento da população local e de artistas residentes, em cada um dos Municípios do Algarve Central. Uma das grandes apostas deste projecto consiste em lançar novas oportunidades de criação artística a partir dos encontros entre artistas locais e criadores provenientes de outros territórios geográficos e culturais.