sábado, 9 de julho de 2011

FONTE DA BENÉMOLA: NOVA PAISAGEM PROTEGIDA LOCAL APRESENTADA À POPULAÇÃO

A Assembleia de Freguesia de Querença realiza hoje, sábado, dia 9 de Julho, pelas 18h00, na Fonte da Benémola, uma sessão extraordinária, com vista a dar a conhecer à população local o novo estatuto jurídico deste ex-líbris do património ambiental do Concelho de Loulé e o novo ciclo de vida desta Paisagem Protegida Local.
A Fonte da Benémola, outrora Sítio Classificado, passou a ter o estatuto de Paisagem Protegida Local, em que a sua gestão é assegurada agora pela Câmara Municipal de Loulé, através de uma Comissão Directiva presidida pelo vereador do Ambiente, Aníbal Moreno.

Protocolo com Quinta da Ombria pretende retomar agricultura

Com a criação desta Paisagem Protegida Local, os principais objectivos passam por proteger e conservar os valores biofísicos, estéticos e paisagísticos e biológicos do Barrocal; fomentar de forma equilibrada e sustentada, o desenvolvimento económico, social e cultural da região, incentivando e apoiando as actividades tradicionais, a recuperação de povoados e construções antigas de arquitectura tradicional, potenciando os recursos naturais e humanos; promover o ordenamento do território para que o seu uso seja feito sem prejuízo dos fins referidos; promover a divulgação dos seus valores naturais, arquitectónicos/arqueológicos e estéticos, bem como criar condições para a divulgação destes valores, como pólos de atracção turística ou de lazer.
A gestão por parte da Autarquia não inviabiliza, no entanto, que possam ser celebrados protocolos de cooperação com outras entidades públicas ou privadas, nomeadamente para a dinamização desta área.
Nesta sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia de Querença, pretende-se ainda que a população possa ser também uma parte activa na nova dinâmica que se quer incutir na Fonte da Benémola.
Neste momento será ainda assinado um protocolo entre a Quinta da Ombria e esta Comissão, para recuperação das levadas inactivas há dezenas de anos, e que vão potenciar o retomar da agricultura nas margens da ribeira.