O Porto de Cruzeiros de Portimão vai receber seis navios entre 18 e 26 de Maio, num total superior a 4000 mil turistas e a quase 1800 tripulantes, o que reforça o seu papel como o terceiro mais importante do continente, a seguir a Lisboa e a Leixões.
Amanhã, o navio “Ryndam” (da companhia Holland America Line), com 1613 passageiros e 618 tripulantes, fará a sua primeira escala em Portimão, estando previsto que regresse a este Porto em Agosto próximo.
Segue-se no dia 19 o “Seabourn Pride” (Seabourn Cruise Line), com 212 turistas e uma tripulação de 160 elementos, enquanto a 20 de Maio será a vez do “Silver Cloud” (Silversea Cruises) regressar a Portimão, transportando 296 passageiros e 210 tripulantes.
A 21 de Maio escalará este Porto de Cruzeiros o “Vistamar” (Plantours), que traz 299 turistas e 110 tripulantes, no dia 24 é esperando o “Grand Voyager” (Ibero Cruceros), com 840 passageiros e 360 tripulantes, ao passo que no dia 26 será a vez do “Albatros” (Phonix Reisen), com 884 turistas e 340 tripulantes.
A todo este movimento devem juntar-se os passageiros que no dia 22 partirão no ferry “Vólcan de Tijarafe” rumo ao Funchal, como sucede todos os domingos do ano.
De referir que este ano o movimento do Porto de Cruzeiros de Portimão vai conhecer um crescimento de 23 por cento relativamente ao ano passado, estando previstas até ao final de Novembro um total de 64 escalas
Situado estrategicamente na confluência entre o Atlântico e o Mediterrâneo, e ao reunir condições naturais únicas, o Porto de Cruzeiros de Portimão é cada vez mais procurado pelas principais companhias, pertencendo à recém-criada ATP – Associação Turismo de Portimão a promoção de diversas acções tendentes a atrair estes turistas com elevado poder de compra para o centro da cidade, de forma a revitalizar o comércio tradicional.