sexta-feira, 6 de maio de 2011

ALBUFEIRA CIDADE AZUL

Ao atingir 20 Bandeiras Azuis, Albufeira voltou ao patamar cimeiro nacional naquele que é o mais importante galardão ambiental europeu relacionado com a qualidade das praias. Este ano, as Praias da Coelha e do Castelo vieram juntar-se às 18 galardoadas em 2010, tornando Albufeira campeã das Bandeiras Azuis. No total, o Algarve foi distinguido com 74 galardões.

BANDEIRA AZUL
Foram divulgadas pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, as praias e portos de recreio que este ano serão distinguidas com o galardão de Bandeira Azul. Albufeira é o concelho português com maior número de praias com esta distinção. No total são 21 as que atingiram o galardão máximo de excelência ambiental a nível europeu.

MARINA DE ALBUFEIRA

OLHOS DE ÁGUA
Além da Marina de Albufeira que ostenta o galardão da qualidade pelo segundo ano consecutivo, foram consideradas as seguintes praias: Salgados, Galé Oeste, Galé-Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, Castelo, Coelha, Arrifes, S. Rafael, Aveiros, Oura, Oura Leste, Stª Eulália, Maria Luísa, Olhos d´Água, Belharucas, Falésia-Açoteias, Falésia-Alfamar, Rocha Baixinha Oeste e Rocha Baixinha Leste.

PRAIA DA OURA

PRAIA DA COELHA
A comemorar o 25.º aniversário, a Bandeira Azul é atribuída, anualmente, às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Este galardão, símbolo de referência de qualidade ambiental que os portugueses reconhecem e valorizam, é o resultado de candidaturas que, para as praias, implicam o cumprimento voluntário de 23 critérios. No que respeita aos Portos de Recreio e Marinas a candidatura implica o cumprimento de um conjunto de 22 critérios.

PRAIA DOS SALGADOS
A atribuição da Bandeira Azul a uma praia traduz o respeito por critérios de Qualidade da Água, de Informação e Educação Ambiental, de Gestão Ambiental e de Equipamentos e Segurança. Em relação aos portos de recreio, este galardão significa a observância de critérios referentes à Qualidade do Porto, à Gestão do Porto e Informação e à Educação Ambiental e Segurança. A verificação destes critérios é efectuada por um Júri Nacional constituído por 25 entidades do sector público e privado. O resultado desta análise é ainda objecto de escrutínio por parte de um Júri Internacional constituído por representantes de organismos internacionais do ambiente.
Algumas curiosidades:
• As Praias da Rocha Baixinha Nascente, Galé Leste, Oura, Aveiros, Santa Eulália e Maria Luisa, são as que ostentam maior número de Bandeiras azuis ao longo destes 25 anos.
• No 1º ano em que foi atribuído este galardão, corria o ano de 1987, Albufeira foi distinguida com 2 bandeiras atribuídas às Praias da Maria Luisa e Rocha Baixinha Nascente.
• Albufeira viu serem galardoadas todas as Praias Candidatas.
• Todo o processo de candidatura é gerido pela Divisão de Ambiente do Município de Albufeira.
• A autarquia investe todos os anos num vasto Programa de Educação Ambiental direccionado às Escolas do Concelho, onde procura salientar a importância do respeito pelas praias como património ambiental e factor de desenvolvimento social e económica associado a Albufeira.
• A Praia do Castelo, volta a ter Bandeira Azul 16 anos depois. Foi em 1996 que esta praia recebeu o galardão pela primeira e única vez.
• A Praia da Coelha recebeu o galardão da Bandeira Azul pela primeira vez.
• Em 1991, uma greve do pessoal responsável pela colheita das amostras, impediu a candidatura do Algarve e impossibilitou a atribuição de qualquer galardão às praias algarvias em 1992. Um episódio que justifica o facto de Albufeira não ter o pleno nestes 25 anos de Bandeira Azul.