terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

LOULÉ: EXPOSIÇÃO “CONVERSATION PIECE” DE PEDRO CALAPEZ E ANA MANSO


De 23 de Fevereiro a 24 de Abril, a Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, em Loulé, abre portas à Exposição “Conversation Piece”, dos artistas Pedro Calapez e Ana Manso.
A Câmara Municipal de Loulé apresenta uma exposição em diálogo dos dois artistas, cujas intervenções foram especificamente pensadas e realizadas para este espaço, e que tem curadoria de Nuno Faria.
Trata-se de dois artistas de gerações claramente distintas - no ano em que Ana Manso nascia Pedro Calapez era já um dos nomes proeminentes de uma nova geração que se estabelecera no dealbar dos anos 80 -, que são aqui reunidos sob o desígnio do desenho.
Pedro Calapez é um dos artistas de maior relevo no panorama artístico nacional. Nascido em 1953, o seu percurso de quatro décadas, de uma solidez notável, desenvolve-se sempre no sentido de uma renovação constante e da procura de novos desafios. Expôs nas mais prestigiadas galerias, tendo realizado retrospectivas da sua obra no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em 2004, e no Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela, em 2005. O seu trabalho integra algumas das mais importantes colecções institucionais e privadas em Portugal e Espanha.
Após inaugurar a sua primeira exposição individual, na Galeria Marz, em Lisboa, no mês de Janeiro, Ana Manso (1984) viu o seu trabalho chegar a uma plataforma mais alargada de visibilidade e aqueles que já acompanhavam o seu trabalho desde que se formou na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa puderam confirmar que é uma das artistas da nova geração cujo trabalho merece maior atenção por parte da do contexto artístico. Entretanto, a artista foi seleccionada para o Prémio Fidelidade de Pintura, promovido pela Culturgest, em Lisboa.
A exposição de Loulé enfatiza uma característica comum a ambos os artistas, a saber, uma particular sensibilidade aos espaços em que expõem, que resulta frequentemente em intervenções específicas que dialogam com a arquitectura e com o lugar.
No decorrer da exposição e em data a anunciar, será lançado um livro de artista, realizado em colaboração pelos dois artistas.
Pedro Calapez é representado em Portugal pelas galerias Miguel Nabinho (Lisboa) e Presença (Porto). Ana Manso é representada pela Galeria Marz (Lisboa).