terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
ALGARVE RENOVA-SE NO FACEBOOK
A nova página do turismo no Algarve está quase a chegar ao Facebook. Será um espaço onde se encontrarão fotografias, vídeos, as últimas novidades do destino, mas também um sítio onde se poderão deixar comentários sobre a região. Esta nova plataforma de promoção na rede social é apresentada ao público na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no próximo dia 24.
A campanha «Algarve. O segredo mais famoso da Europa» é a base da página no Facebook que terá como objectivo aumentar a visibilidade do destino, aproximando-o dos (possíveis) visitantes. Criada com o apoio de Olivier Soares, especialista em redes sociais na QuickWin Solutions, a plataforma «aprofundará a estratégia de Web Marketing 2.0 do Turismo do Algarve», explica o presidente da entidade, Nuno Aires.
Mas a inovação do Algarve vai ainda mais longe. A partir do dia 24, a entidade terá aplicações gratuitas para terminais iPhone e Android com informações úteis sobre onde ficar e onde comer na região. Disponibilizadas pela AppStore.com.pt, num investimento de mais de cinco mil euros, as aplicações são pesquisáveis em português e inglês a partir do telemóvel, não sendo preciso estar ligado à Internet.
Os utilizadores poderão ainda aceder em ambiente móvel à agenda dos eventos que estão a acontecer na região. Aqui irão descobrir qual a peça de teatro, o espectáculo de dança ou o concerto da actualidade, na única secção que requer uma ligação de dados. Com a iniciativa, o Turismo do Algarve torna-se a primeira entidade regional do país a activar aplicações mobile. Ambas estarão nas lojas da Apple (iTunes) e no Android Market e terão apresentação detalhada na BTL.
Depois do telefone interactivo, dá-se destaque ao próximo Congresso Europeu de Confrarias Eno-gastronómicas, que se realiza de 4 a 6 de Novembro em Albufeira. O dia 24 está então reservado para dar os pormenores ao público sobre a 9.ª edição do evento que espera nove países e cerca de 700 participantes de 94 confrarias.
Da mesma forma, a cortiça algarvia já tem tempo marcado no stand do Algarve. A marca PELCOR organiza (também no dia 24) uma acção de charme para promover os seus artigos. O momento terá a presença de mais de 20 figuras públicas das áreas do cinema, da moda, da televisão, do jornalismo e da música.
Confirmada para o dia seguinte (25) está uma decantação e prova de vinhos da região pela Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve e ainda a apresentação da 2.ª edição «Algarve Spa Week», com a participação dos dez hotéis de cinco estrelas aderentes. Quem sabe se os visitantes do espaço regional na BTL não receberão uma massagem?
Além destas actividades, a feira «Algarve Convida» estará a decorrer em simultâneo dentro do stand Algarve durante todos os dias do certame. O intuito dos anos anteriores mantém-se: fazer venda directa de pacotes de férias a preços especiais. Em 2011, a feira surge com 20 expositores do trade que tentará desafiar os portugueses a idealizarem férias de sonho no destino.
Todas as iniciativas acontecem no stand do Algarve que juntará na mesma zona o Turismo do Algarve e os municípios de Albufeira, Loulé, Portimão, São Brás de Alportel, Lagoa, Vila do Bispo, Faro, Lagos, Tavira, Olhão e Alcoutim. Concebido de propósito para a BTL 2011, o novo stand ocupará uma área de 900 metros quadrados no habitual Pavilhão 1 da FIL, em Lisboa.
A participação regional no certame vai estender-se ainda à gastronomia. No Pavilhão 4, área dedicada aos comes e bebes, estará o restaurante BLU com pratos típicos de toque gourmet. E o próprio stand da região oferecerá provas diárias de vinhos algarvios na zona de Wine Bar.
O espaço Algarve na BTL pode ser visitado nos dias 25 (das 18h00 às 23h00), 26 (das 12h00 às 23h00) e 27 de Fevereiro (das 12h00 às 20h00), na FIL – Parque das Nações. Mais em www.btl.fil.pt.