terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Exposição em Tavira: Sentir (me) Pessoa, fotografia, de Paula Ferro

ARTALAIA, MOSTRA NO QUARTEL DA ATALAIA
- Sentir (me) Pessoa, fotografia, de Paula Ferro

O Quartel do Regimento de Infantaria 1, de novo abriu as portas à comunidade em geral, para dentro do projecto Artalaia, mostrar dois artistas do Algarve. Martins Leal, pintura – a Ria por horizonte – e Paula Ferro, fotografia – Sentir (me) Pessoa.




Da apresentação extraímos: “Sentir (me) pessoa é uma exposição que fala de movimento e metamorfose (…) Poesia, espiritualidade e surrealismo soltam-se de um conjunto de fotos onde a busca do sentir (se) um poeta, outro se confunde e se mistura com o sentir (se) ela pessoa”.
Paula Ferro referiu-nos que a exposição se insere no projecto da Artalaia, conjuntamente com o RI1 e que pretende divulgar os artistas plásticos do Algarve. “Eu e o Martins Leal pertencemos a essa Associação. Temos como convidada a Bruna Félix que abriu a exposição com dez minutos de dança, música de artistas portugueses, Madre de Deus, Marenostrum e Viviane. Uma das coisas que este projecto quer mostrar são artistas portugueses, mas sobretudo algarvios. Estas duas exposições já estiveram em Campo Maior. Elas combinam muito bem. Fotografia e pintura. Martins Leal – a Ria por horizonte – é uma expressão que ele leva há muitos anos, mudando sempre os quadros, mas sempre com o mesmo conceito.
As minhas fotografias são todas elas feitas na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos. É sentir (me) pessoa. Todos nós somos pessoas. É um jogo. Todas elas são tiradas ali”.
- Da última vez que falamos haviam muitos projectos. Têm vindo a concretizar-se como o previsto?
- Tenho realizado vários e este é um deles e tenho outras coisas em caminho. Estou ligada às áreas. A que área? Energias alternativas. Dentro das artes propriamente ditas esta é uma. Tenho escrito. Entre mãos um livro de poesia a publicar, com capa e ilustrações de Ângelo Encarnação, um artista tavirense. Tenho uma série de coisas entre mãos, ainda não estão todas.
- Com tantos projectos é sempre a acelerar?
- Sempre. Em termos de pintura também estou a mexer. É moroso estar a explicar porque ele vem todo da literatura. Têm uma personagem que é a Íris Bana, que escreve, descreve e cria personagens. Estas inter-agem. No Verão a Laura Mata Mouros foi a primeira das personagens e outras irão aparecendo e dentro em breve estarão cá fora.
A exposição pode ser vista até ao dia 20 de Janeiro de 2011.
.
Geraldo de Jesus