domingo, 3 de outubro de 2010

Lagoa já dispõe de “oleões”


Consciente do problema ambiental que constitui o “abandono” de óleos alimentares usados ou o seu despejo no circuito de esgotos, a Câmara Municipal de Lagoa celebrou, no passado dia 22 de Setembro, um protocolo de colaboração com a empresa Reciclimpa - Reciclagem de Resíduos Domésticos e Industriais, Lda., com sede na cidade de Lagoa, visando a recolha e transporte de óleos alimentares usados provenientes do sector doméstico.
Como é do domínio público, o derrame e abandono dos óleos alimentares usados sem controlo constitui grave problema para o meio ambiente e biodiversidade. Quando despejados nos esgotos urbanos, dificultam e oneram o trabalho das Estações de Tratamento de Águas Residuais e sempre que tal aconteça de forma incontrolada, constitui, por si só, um potencial perigo de contaminação, quer de solos quer das águas, tanto ao nível de aquíferos como das ribeiras e águas do mar.
Está provado que os óleos alimentares usados podem ser transformados e valorizados em produtos de vital importância, como o Biodisel, um combustível ecológico e limpo, sendo por isso essencial proceder à sua recolha selectiva e encaminhá-los para destinos adequados.
Para que tal possa acontecer, no imediato, foram colocados de 13 oleões na via pública, pelo que a Câmara Municipal de Lagoa já está a cumprir a meta estabelecida para 2015, definida pelo Decreto-Lei nº 267/2009, de 29 de Setembro de 2009, que regulamenta a gestão e reciclagem de óleos alimentares usados no nosso país.
Assim, a Câmara Municipal de Lagoa patrocina um sistema de recolha e valorização de óleos alimentares usados, levando a que estes resíduos tenham um destino ambientalmente adequado, recomendando-se que a população armazene os seus óleos alimentares usados (depois de frios) em embalagens de plástico (garrafa de 1,5 litros ou garrafão de 5 litros) que, depois de cheias, devem ser bem fechadas para evitar derrames, depositando-as no oleão mais próximo.
A Reciclimpa, por cada 12.500 kg de óleos alimentares usados recolhidos, contribui com um donativo de 500€, entregue ao Município de Lagoa e destinado aos Bombeiros Voluntários de Lagoa.
Os oleões (cor de laranja) estão localizados em: Carvoeiro: Estrada do Farol e Rua do Barranco; Estombar: Mercado Municipal e Rua Patrício Júdice (junto ao Hotel Boca do Rio) na Mexilhoeira da Carregação; Ferragudo: Mercado Municipal, Rua da Hortinha (junto ao Bar Roma e ao Restaurante Barnard’s); Lagoa: Rua Município de S. Domingos, Rua José Estêvão (junto à Loja Fresca), Largo 5 de Outubro, Rua Jacinto Correia (junto ao Pavilhão Municipal) e Urbanização LagoaLar; Parchal: Rua Sérgio Nunes (fadista); Porches: Junto à Urbanização do Ramalheiro.