sábado, 9 de outubro de 2010

Fernando Savater fala sobre “O valor de educar”na UAlg


foto google

11 de Outubro, 14h30, no Grande Auditório da Universidade do Algarve
O valor de educar é o título da conferência que se realiza no próximo dia 11 de Outubro, pelas 14h30, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, em Faro, e conta com a presença de um dos grandes filósofos da actualidade, Fernando Savater. Juntam-se ainda ao painel de especialistas Ricardo Moreno Castillo, da Universidade Complutense de Madrid, e Nuno Crato, do Instituto Superior de Economia e Gestão – Universidade Técnica de Lisboa.
Estarão ainda presentes o Presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), António Barreto, e o Reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro.
Note-se que a Universidade do Algarve foi a instituição escolhida para acolher o primeiro debate do Ciclo de Conferências sobre "Questões - chave da Educação", organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
No debate sobre educação alguns temas reaparecem repetidamente, tais como a crise no ensino, o insucesso escolar, o papel da criança e do professor, a indefinição da função da escola e a participação da família na vida escolar.
Fernando Savater, filósofo, aborda estas questões, começando com algumas perguntas prévias: “Por que educar e para quê educar?” “Por que há-de ser obrigatório educar? Qual o valor da educação?” – a que tentará responder nesta conferência. Na sequência da sua intervenção, será feita uma análise do pensamento educativo actual, em Portugal e em Espanha, discutindo-se o pensamento contemporâneo, os problemas comuns e possíveis soluções.
Dois professores, um espanhol e um português, debatem as escolhas educativas que têm predominado nos dois países e reflectem sobre as consequências dessas opções. Será que as nossas políticas educativas têm sido sempre conscientes?
No final da conferência existirá um espaço para debate, moderado por António Branco, director da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve,
A entrada é livre mediante inscrição prévia em www.ffms.pt
Sobre Fernando Savater
Filósofo e escritor nascido em San Sebastián, País Basco. É professor na Faculdade de Filosofia da Universidade de Madrid e da Universidade do País Basco, tarefa que conjuga com a sua actividade como conferencista, escritor de artigos no diário El País e director da revista Claves, dedicada aos debates intelectuais e filosóficos.
Savater é um autor prolífico e a sua filosofia é ilustrada e vitalista; o seu estilo é polémico e iconoclasta; as suas opiniões são frequentemente à contracorrente.
Na filosofia da educação, destaca-se a obra O Valor de Educar (editado em Portugal em 2006 pela Dom Quixote), a par de muitas outras obras, de que é exemplo o livro Ética para Um Jovem.
Segundo Savater, "não há educação se não há verdade a transmitir, se tudo é mais ou menos verdade, se cada qual tem a sua verdade igualmente respeitável e não se pode decidir racionalmente entre tanta diversidade.”