quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Centenário do 5 de Outubro em Albufeira




Albufeira realizou uma Sessão Solene para comemorar o Centenário da República. Após o Hastear da Bandeira, teve lugar uma conferência sobre “os Republicanos e a Questão Religiosa”, da autoria de Paulo Pires.
Para assinalar o Centenário da República, a autarquia de Albufeira levou ontem a cabo uma Sessão Solene, no seu Salão Nobre, que integrou a palestra “Os republicanos e a questão religiosa: rivalidades e convergências possíveis (1908-1914)”, pelo investigador Paulo Pires.

A Cerimónia de Hastear da Bandeira, no Largo dos Paços do Concelho, marcou o início das celebrações e contou com a participação da Banda de Paderne, Fanfarra e Corpo dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Na palestra de Paulo Pires foi abordada a evolução do movimento de descristianização que as elites mais intelectualizadas dos países europeus dominantemente católicos empreenderam, a partir de meados do século XIX. O investigador analisou ainda os ritmos de recepção que esta corrente apresentou em Portugal e fez referência a alguns episódios e polémicas mais marcantes a nível do Algarve.

Esta foi uma forma do Município de Albufeira se associar às celebrações do Centenário da República, dando a conhecer um pouco da história desde a Monarquia à implantação da I República. “Albufeira sempre comemorou as datas que fazem parte da história do país e do Município. A nossa história deve ser vivida e sentida por todos”, referiu Desidério Silva, Presidente da autarquia.