quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Centenário da República assinalado em Alcoutim



Foi ontem assinalado em Alcoutim o Centenário da República em Portugal. Depois do hastear da bandeira ao som do hino nacional, teve lugar uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o arquitecto Victor Brito apresentou ao público presente o projecto de Remodelação do Edifício Paços do Concelho. Marco patrimonial e histórico em Alcoutim, este edifício é um símbolo da proclamação da República neste concelho e albergou, desde o final do século XIX até aos nossos dias, a Câmara Municipal. O projecto apresentado irá recuperar e dinamizar o edifício, dotando-o de capacidade para albergar novamente a autarquia, que está há quatro anos distribuída por espaços improvisados na vila de Alcoutim. A propósito, a Câmara Municipal de Alcoutim lançou a brochura “Os Paços do Concelho de Alcoutim no Centenário da República”, onde se pode consultar o projecto de remodelação e a história do edifício e, ao mesmo tempo, conhecer a implantação da República em Alcoutim e todos os presidentes da Câmara Municipal.
A cerimónia encerrou com os discursos do Presidente da Assembleia Municipal de Alcoutim, Rui Cruz, e do Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral. Dando vivas à República, Rui Cruz salientou o sonho com 100 anos, “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, lembrando que “ainda não se concretizou plenamente”, mas que está ao alcance de todos os portugueses “se formos participativos e cidadãos de corpo e alma, conscientes dos nossos direitos e obrigações”. Francisco Amaral destacou os antepassados alcoutenejos que, com a implementação da República, “enobreceram Alcoutim e serviram Portugal”, construindo uma história de que hoje o concelho se orgulha.
Em honra de todas as personalidades republicanas que enchem de orgulho Alcoutim, foram descerradas quatro placas toponímicas na vila, que perpetuam três nomes alcoutenejos ligados à República – José Centeno Passos (o primeiro presidente da Câmara Municipal de Alcoutim e Administrador do Concelho no período republicano), Francisco Madeira do Rosário (ilustre comerciante, autarca e republicano) e Maria Eduarda de Freitas (republicana alcouteneja que se destacou como enfermeira militar e escritora).