quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Governadora Civil de Faro sensibiliza candidatas a 'Miss Algarve Mais' para intervenção activa na sociedade


“As mulheres têm nas suas mãos um grande poder e, se souberem usá-lo, serão com certeza motores de mudança no que diz respeito à humanização da sociedade”, disse hoje a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, durante a recepção, no Salão Nobre, das 16 candidatas ao título “Miss Algarve Mais 2010”.
Isilda Gomes, que elogiou a realização anual deste concurso promovido pela revista ‘Algarve Mais’, dirigida pelo jornalista João Pina, por “valorizar a beleza feminina no seu todo”, frisou que a recepção das candidatasno Governo Civil representa um tributo à mulher, cujo papel na sociedade deve ser equitativo ao do homem.
“A mulher não pode, nem deve, permanecer na retaguarda, mas assumir sim uma atitude activa na vida social”, sublinhou Isilda Gomes que, apontando como exemplo o seu próprio caso enquanto primeira mulher a ocupar o cargo de Governadora Civil, considerou que a política é uma área privilegiada para as mulheres marcarem a diferença.
“É importantíssimo que as mulheres se envolvam na política, pois é a forma de humanizarmos a sociedade. As decisões, quando aprovadas, destinam-se a homens e a mulheres mas, se tomadas exclusivamente por homens, ficam parciais, porque não têm a visão da mulher. Tem de haver igualdade de circunstâncias para obtermos um equilíbrio”, considerou a Governadora Civil, que ofereceu às 16 jovens o livro ‘Na Política as Mulheres são capazes’, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG)
Durante a recepção Isilda Gomes encorajou ainda as candidatas ao título de beleza para aproveitarem a projecção proporcionada pelo concurso, para sensibilizarem outras jovens a uma prática de vida em prol da construção de uma sociedade mais justa, em que “todos os cidadãos se sintam integrados e felizes”.
Para além da obra lançada pela CIG, a Governadora Civil ofereceu às candidatas a ‘Miss Algarve Mais 2010’, cuja eleição decorre no próximo sábado, o livro “Algarve e Algarvios”, de Ofir Chagas, um Cd de poemas de António Gedeão e um livre-trânsito para assistirem ao ‘Fiat GT1 World Championship’, que se realiza este fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve, ingresso atribuído no âmbito da campanha de prevenção da sinistralidade rodoviária desenvolvida em parceria pelo Governo Civil de Faro e a Parkalgar.