quarta-feira, 29 de setembro de 2010
DIREITO E MEDICINA NOS CUIDADOS DE SAÚDE
HPP SAÚDE promove Ciclo de Conferências
Primeira conferência, a decorrer a 1 de Outubro, debate o tema do Processo Clínico e Segredo Profissional. 18h30, no Auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.
Qual a responsabilidade do médico quando a informação registada no processo clínico é insuficiente? Quem e em que casos se pode aceder a um processo clínico? Para responder a estas e outras perguntas a HPP Saúde no Algarve e o Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra vão inaugurar no dia 1 de Outubro, um ciclo de conferências que relacionam as áreas do direito e da medicina.
Esta iniciativa inovadora nasce no âmbito da criação do Provedor do Cliente no HPP Hospital Santa Maria de Faro e no HPP Hospital São Gonçalo de Lagos e tem como objectivo divulgar e promover o diálogo entre os vários profissionais ligados às áreas da saúde e do direito, na região do Algarve, colocando no centro da sua preocupação as pessoas que procuram os serviços de saúde e as suas necessidades.
A actualidade e interesse dos temas são convidativos à participação não só dos profissionais de saúde, como do público em geral que diariamente é confrontado com a necessidade de contactar de perto com a realidade da prestação de cuidados de saúde em Portugal, quer seja no sector público quer seja no privado.
A primeira conferência decorre no próximo dia 1 de Outubro, Sexta-feira, às 18h30, no Auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.
Este encontro tem como tema central o ‘Processo Clínico e Segredo Profissional’ e será apresentado pela Prof. Doutora Helena Moniz, professora auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. O processo clínico, seja em papel seja em suporte informático, constitui um documento importante não só para o correcto acompanhamento do doente, mas também para o follow-up da actividade médica (realizada por um médico ou por uma equipa).