sábado, 29 de maio de 2010

Município de Portimão aposta no empreendedorismo para responder à crise


“Um acto simbólico que marca o início de um contributo para enfrentar a crise económica e social e preparar o futuro”. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, sintetizou o protocolo de cooperação técnica e científica assinado este sexta-feira com o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, no âmbito do
fomento do empreendedorismo.

Na ocasião, o Reitor do ISCTE Professor Doutor Luis Reto, reforçou a experiência de 10 anos da universidade na área do desenvolvimento estratégico e deu alguns exemplos de casos de sucesso. O trabalho que vai ser desenvolvido por esta instituição no Município de Portimão vai resultar de um mix que inclui a investigação, desenvolvimento local, mas também a componente tecnológica, esta última no quadro do MIT-Portugal.

A importância da participação de entidades localizadas no Município como o IEFP e a UAC - Unidade de Acompanhamento do Comércio - na dinamização dos empresários desta área sensível da vida local, e a aplicação do empreendedorismo na área social, foram outros dos pontos enfatizados por Manuel da Luz durante esta cerimónia.

O presidente da autarquia finalizou a sua intervenção referindo que o Centro de Empreendedorismo é um projecto que está em constante aprendizagem e, como tal,
receptivo a potenciais parceiros.

A assinatura deste protocolo é mais um acto que vem reforçar Portimão como cidade inovadora, capaz de atrair e reter talentos para o Algarve.