sábado, 8 de maio de 2010

Faro: Augusto Garcia ESP-171 vence Windsurf Challenge no Algarve






Terminou ontem no Algarve o Faro Conquilha.com Windsurf Challenge 2010. O evento teve lugar no Centro Náutico da Praia de Faro e foi co-organizado pelo Portal Conquilha.com e pela Câmara Municipal de Faro.
O grande vencedor foi o espanhol Augusto Garcia ESP-171 que fez valer a sua larga experiência competitiva de raceboard. O segundo lugar foi alcançado por Pedro Alonzo ESP-1 o que acabou por marcar o domínio espanhol nesta prova. O lugar mais baixo do podium foi ocupado por Pedro Moura POR-112, que com uma excelente prestação surpreendeu atletas como Pedro Soares e Jorge Seruca.
Com um formato inédito em Portugal, este evento contou com a participação de atletas com experiência competitiva, assim como com atletas que aproveitaram esta oportunidade para se estrear neste domínio. O facto do Faro Conquilha.com Windsurf Challenge 2010 reunir tanto atletas de competição como de lazer, proporcionou um espírito de camaradagem e convívio que certamente ficará na memória dos participantes.
O facto de ser uma prova não oficial contribuiu para que todos os participantes dessem o seu melhor durante as duas regatas realizadas, mas sempre num ambiente fora da pressão competitiva.
As condições atmosféricas foram de encontro ao saudável ambiente que se fez sentir. O vento soprou de Sul entre os 14 e os 16 nós ao logo de todo o dia, proporcionando condições ideais para os participantes vindos do centro e sul do país. Nem os pingos de chuva que caíram no final da prova afastaram o público presente na praia.
A direcção de regata foi assegurada por João Catarino, contando com o apoio logístico do Ginásio Clube Naval de Faro e dos técnicos do Centro Náutico da Praia de Faro. O campo de regatas contemplou um percurso em triângulo com dois largos e uma bolina, o que favoreceu a espectacularidade dos heats.
O primeiro skippers meeting teve lugar às 11:40 e a primeira largada foi marcada para as 12:15. Após o meeting, grande parte dos atletas entrou na água para fazer test-drives e efectuar as últimas afinações.
A largada da primeira final acabou por ser anulada, com a quase totalidade da frota a largar antecipadamente. Augusto Garcia ESP-171 e Pedro Moura POR-112 destacaram-se do resto do grupo, levando uma luta acesa até à primeira bóia da segunda volta, altura em que o espanhol executa uma viragem de bordo táctica, assumindo a liderança.
Após uma pequena pausa para retemperar esforços, às 14:00 deu-se o segundo skippers meeting, tendo ficado marcado o início da segunda série para as 14:30.
Na segunda final, o atleta madeirense residente em Lisboa, Pedro Moura POR-112, sempre em destaque, fez uma falsa partida tendo de voltar atrás, colocando em causa a sua boa prestação até ao momento. Este imprevisto acabou por facilitar o domínio espanhol nesta segunda série onde Augusto Garcia ESP-171 e Pedro Alonso ESP-1 ficaram em 1º e 2º, respectivamente.
Num evento dominado pelos velejadores espanhóis, assistiu-se a uma clássica tarde de bom windsurf com a realização de duas séries completas e emotividade quanto ao resultado final até à realização do último heat.
A expressão dos participantes revelou o espírito de convívio com que toda a prova foi encarada. As boas condições climatéricas aliadas ao excelente suporte logístico proporcionado pela infra-estrutura do Centro Náutico foram os trunfos para o sucesso alcançado.
A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de Paulo Santos, vereador do pelouro da juventude e desporto da Câmara Municipal de Faro, que se congratulou com a forma como decorreu esta iniciativa. Ficou a promessa de reeditar o Challenge em 2011 com o objectivo de contribuir para que Faro se assuma como capital náutica.
No final do evento a organização fez votos para que estes atletas marquem presença em outras competições do nacional de windsurf e do circuito ProAm 2010 a fim de materializar a experiência adquirida em resultados de circuitos oficiais.
Para além do excelente ambiente vivido dentro de água e do espectáculo presenciado pelo público que se deslocou ao local da prova, o speaker Paulo Jorge “Carica” fez questão de animar o ambiente em terra com as suas sempre oportunas intervenções.
No final do dia, a atmosfera continuou animada com música e uma churrascada onde foram servidas bifanas grelhadas no carvão, que fizeram as delícias dos participantes que estiveram o dia todo dentro de água.


Classificação final


1º Augusto Garcia ESP-171
2º Pedro Alonso ESP-1
3º Pedro Moura POR-112
4º Pedro Soares POR-24
5º Jorge Seruca P-74
5º Luís Martins 71
7º Rafael Ribas P-108
7º Rodolfo Oliveira 70
9º Horácio Jesus 8
10º Nuno Esteves 11
11º Paulo Sousa 1
12º João Regala 10
13º Vítor Figueira 77
A cobertura do evento ficou a cargo do Conquilha Press Center.