sábado, 24 de abril de 2010
Celebrações do 25 de Abril em Olhão
NO CONCELHO DA RESTAURAÇÃO AS COMEMORAÇÕES DE ABRIL TÊM OUTRO SABOR...
Trinta e seis anos volvidos desde a Revolução dos Cravos, o 25 de Abril comemora-se no concelho de Olhão, celebrando mais uma vez a jovem Democracia que trouxe a liberdade a Portugal. Todas as áreas, sejam políticas, sociais, desportivas ou culturais querem manifestar-se e dar o seu contributo para assinalar esta data tão significativa.
Assim sendo, até domingo, em todo o concelho de Olhão há cerimónias, eventos e espectáculos para homenagear esta data que se tornou num marco histórico para a vida política e social dos portugueses.
Na Biblioteca Municipal de Olhão, o programa comemorativo contempla diversas sessões no âmbito do VII Festival de Narração Oral de Contos da Liberdade e no Jardim Pescador Olhanense, dia 24, às 21h30 terá lugar a emocionante final do encontro de bandas no âmbito do concurso Abril Bandas Mil.
Da cultura para o desporto: nesse mesmo dia, mas logo pela manhã (10h00), alunos do primeiro ciclo disputam entre escolas uma prova de atletismo organizada pela Junta de Freguesia de Quelfes. No dia seguinte, 25 de Abril, em Olhão, das 09h00 às 18h00, haverá também um torneio de futebol com jovens alunos nascidos em 2002/2003. Em Pechão, faz-se a Festa da Liberdade, com jogos tradicionais, animação desportiva, karaté, grafitis e oficinas de expressão plástica para crianças na Fonte Velha. Mais tarde, decorre o torneio de futebol de 5 na Zona Desportiva de Pechão. Na Fuseta, os alunos da escola de música apresentam-se na Associação Cultural Fusetense. No Salão do Sport Lisboa e Fuseta há exibição de documentários, filmes, fotografias, mas também poemas e música. Quelfes acolhe a prova de tiro TRAPP, no campo de tiro de Santa Catarina da Fonte do Bispo.
O hastear das bandeiras é um dos momentos simbólicos do dia 25, junto ao edifício da Câmara Municipal, pelas 09h30, antecedido do desfile da Banda Filarmónica 1º de Dezembro e da Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Olhão. À noite, a apoteose acontece com o espectáculo de Paulo de Carvalho no Auditório Municipal.