sexta-feira, 12 de março de 2010

Portimão: Ginástica Rítmica regressa "ao seu ninho"



3ª etapa do circuito 2010 já anima Portimão
Iniciou-se ontem no Portimão Arena o maior evento anual de Ginástica Rítmica promovido no nosso país - a Taça do Mundo de GR/Torneio Internacional de Portimão. Uma prova que muitos acarinham como "o ninho das ginastas"! Estas competições decorrem até domingo no Portimão Arena e têm entrada livre.
Durante o primeiro dia de competição além da Cerimónia de Abertura passaram pelo praticável as ginastas juniores (categoria individual) e 15 dos melhores conjuntos seniores da actualidade!
XXIV Torneio Internacional de Portimão
A primeira "metade" da competição por equipas do TIP demonstrou que a equipa Russa se encontra num nível superior relativamente às restantes equipas - ficando cerca de 2,200 pontos à frente da Bielorússia. Mas esta foram as duas primeiras passagens e a emoção promete continuar durante esta sexta-feira.
5ª Taça do Mundo de Portimão - Conjuntos
A primeira prova de elite não desiludiu e a Rússia (Campeã Olímpica) e a Campeã do Mundo (Itália) não deixaram os créditos por mãos alheias classificando-se nas duas primeiras posições na prova de arco (5 ginastas, 5 arcos) e obtendo os primeiros passaportes para uma final da Taça do Mundo de 2010. Nas posições seguintes Israel, Bulgária, Azerbeijão, Bielorússia, Hungria e Suiça são as finalistas da final de arco da competição de conjuntos (domingo).
Portugal irá estar representado na Taça do Mundo por Jéssica Jardim (Grupo Desportivo do Estreito) e Joana Cardoso (Ginásio Clube Português) duas jovens ginastas que terão como objectivo a primeira metade da tabela. Recorde-se que esta é a primeira competição sénior da nova equipa nacional depois da saída das ginastas que efectuaram o ciclo olímpico anterior
No Torneio Internacional de Portimão referência para a participação para as Ginastas da Classe de Ginástica Rítmica de Portimão, Carolina Martins, atleta da selecção nacional de juniores, e Inês Conceição e Mariana Jacinto, estas últimas extra-concurso.
À margem da competição nota para a presença da estrela (reformada) desta disciplina Anna Bessonova (Ucrânia) que orienta agora a equipa do seu país e que, apesar dos resultados não serem tão animadores, não deixou de ser acarinhada e ovacionada pelo público que se deslocou ao Portimão Arena para assistir a este primeiro dia de provas.