terça-feira, 2 de março de 2010

Olhão: Conhecidos vencedores do Campeonato da Leitura


O Júri teve uma tarefa difícil na escolha entre muitos e (todos) bons concorrentes

Sala cheia aplaudio

Ana Margarida Carrasqueira - um brilhante 1º. Lugar

Rafael Sequeira - um notável 2º. Lugar

Maria Rita Alexandre - um excelente 3º. Lugar
Foram hoje conhecidos os vencedores do Campeonato de Leitura promovido pelo Plano Nacional de Leitura e organizado pelo Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, em Olhão. Numa sessão com casa cheia realizada no Auditório da Biblioteca Municipal, pais e restantes alunos ficaram a conhecer os melhores leitores: Ana Margarida Carrasqueira (3º Ciclo), Rafael Sequeira (2º Ciclo) e Maria Rita Alexandre (1º Ciclo) foram os grandes vencedores!
Durante quase duas horas de sessão, os três finalistas de cada ciclo de ensino leram um texto e uma notícia de jornal, enquanto eram avaliados pelo júri. Mostraram as suas qualidades e algum nervosismo, mas perante uma plateia recheada estiveram à altura até dos mais crescidos.
Promover os hábitos de leitura e motivar os alunos para a qualidade dessa leitura, foram os grandes objectivos deste Campeonato, que envolveu os 1280 alunos olhanenses deste agrupamento nestas fases de ensino, acabando depois por ser escolhido um de cada turma (33 no total). No final, foram seleccionados nove (três de cada um dos níveis de ensino), considerados os que tinham melhores características para chegarem à final, que hoje a Biblioteca Municipal acolheu. Os alunos foram seleccionados através de provas de ‘Leitura Expressiva’ e ‘Leitura sem Erros’.
Na última fase da prova do Campeonato de Leitura das Bibliotecas do Agrupamento de Escolar Professor Paula Nogueira, o júri composto por Filomena Branco (Direcção Regional de Educação), António Pina (Vereador da Educação da Câmara de Olhão), Isabel Dias (Universidade do Algarve, presidente do júri), Ana Cristina Oliveira (professora) e Henrique Freire (Jornal Postal do Algarve), analisou com muita atenção as características dos finalistas e deu o veredicto, depois de algumas dúvidas, devido à qualidade dos concorrentes.
Os vencedores receberam prémios e um diploma e os restantes um diploma de participação.
No final, todos os alunos olhanenses ficaram satisfeitos com a iniciativa e com vontade de concorrer no próximo ano a mais uma edição do Campeonato da Leitura.