sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Mau Tempo: CDOS registou 250 ocorrências no Algarve durante o alerta amarelo


O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro registou 250 ocorrências devido ao mau tempo durante o período do alerta amarelo, na sua maioria devido a inundações e quedas de árvores, disse fonte da Protecção Civil.

"Foram registadas no distrito (de Faro), durante o período do alerta amarelo, entre as 22:00 terça-feira e as 14:00 de hoje, 250 ocorrências, 76 inundações, oito deslizamento de terras, 93 quedas de árvores, 30 quedas de estruturas, oito quedas de cabos eléctricos, oito desabamentos, 11 acidentes rodoviários e 16 patrulhamentos", disse à Lusa o comandante do CDOS, Vaz Pinto.

Vaz Pinto precisou que "foram afectados todos os concelhos", mas frisou que "a noite passada não foi muito problemática, tendo havido apenas 20 ocorrências".

Os concelhos mais afectados devido a inundações foram os de Olhão e Portimão, mas houve também casos em Tavira, Faro e Aljezur, e em Silves registou-se, segundo fonte da Rede Eléctrica Nacional (REN), a queda de 12 torres de muito alta tensão.

O director-coordenador da REN, Artur Lourenço, garantiu à Lusa que o abastecimento eléctrico ao Barlavento algarvio não está a ser afectado.

A queda das torres de energia - algumas das quais arrancadas pela base - foi originada pelo mau tempo da noite passada e, segundo o quadro da REN, poderá ter mesmo sido causada pela passagem de mini tornados.

O estado do mar levou também Autoridade Marítima do Sul a encerrar as barras de Albufeira, Alvor, Faro/Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, estando as quatro últimas encerradas há mais de 24 horas, segundo fonte da marinha.

O CDOS sublinhou que a situação meteorológica continua "adversa", com chuva e agitação marítima, mas que "o estado do tempo sofrerá nas próximas horas um desagravamento gradual".

"No entanto, é previsível a ocorrência de algumas situações de instabilidade meteorológica pontuais e temporárias, que poderão originar precipitação, por vezes forte, entre a tarde de sexta-feira e o início de sábado, sobretudo no distrito de Faro", acrescentou Vaz Pinto.

O alerta amarelo decretado pela Protecção Civil foi hoje reduzido para azul, estando prevista uma nova reavaliação da situação no domingo.

Lusa