terça-feira, 9 de junho de 2009

11.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor





Boticas/Castelo Branco/Olhão

11 a 13 de Junho 2009


Tudo a postos para a maior maratona do Mundo!

Caravana de aventureiros
A longa lista de inscritos, com mais de nove centenas de aventureiros, que entre os dias 11 e 13 de Junho ligará Boticas a Olhão, com passagem em Castelo Branco, em mais de 1000 quilómetros de descoberta mototurística, torna o 11.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor na maior maratona do Mundo sobre duas rodas. E não faltam curiosidades no extenso rol de participantes...
A equipa mais jovem de sempre, um deputado ou pilotos mais habituados à dureza do Rali Dakar são apenas alguns dos intervenientes num evento internacionalizado pela presença de espanhóis, alemães, austríacos e franceses e que conta com algumas máquinas pouco usuais no turismo mais... tradicional. Mas o Lés-a-Lés é tudo menos um evento «normal», antes uma verdadeira aventura através de um País capaz de surpreender a cada curva, atravessado pelas mais recônditas estradas, longe da monotonia das auto-estradas, Itinerários Principais ou Secundários, antes privilegiando as estradas Nacionais, Regionais, Municipais e até alguns caminhos de terra batida. Muitas vezes a única via disponível para as populações locais; em não raras ocasiões forma exclusiva de chegar a monumentos e outros dos muitos locais de interesse visitados. Algo que não faltará no périplo que volta, este ano, a incidir na zona raiana...
Perfeito conhecedor do País e do Portugal de Lés-a-Lés, presente em todas as edições, o ex-piloto de trial, dirigente desportivo e actual piloto de velocidade, Osvaldo Garcia volta a apostar numa máquina pouco usual, com a escolha a recair desta feita num side-car da Chang Yang, tentando comprovar a fiabilidade do veículo de origem chinesa na exigente ligação de Boticas a Castelo Branco e, daqui, até Olhão da Restauração.
De fiabilidade garantida são os muitos side-cars da marca russa Ural que, uma vez mais, servem de transporte a vários estrangeiros que alinham na grande aventura mototurística nacional. Casos dos franceses Dany Marjansky e Marie Tran, do alemão Axel Traue ou do espanhol José Echeverria. Que estarão juntos de Carlos Silva e Manuel Pedro Pereira, pais dos elementos da equipa mais jovem de todos os pelotões do Lés-a-Lés, Carolina Silva e Fábio Pereira, ambos de 15 anos.
E que deverão provar que, para cumprir as exigências do 11.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor não é preciso dispor da experiência nos grandes rali-raides africanos, como Paulo Marques, Bernardo Villar ou João Rosa, ou da experiência nos debates em plena Assembleia da República como Manuel Tiago, o deputado que tão bem apresentou e defendeu a nova legislação que permitirá a condução de motociclos limitados a 125 cc e 15 cavalos de potência aos detentores da carta de condução B, para automóvel.
Presenças que sublinham o interesse que esta aventura desperta em todos os quadrantes da sociedade portuguesa, com enorme entusiasmo entre homens e mulheres, motociclistas mais jovens ou mais experientes, em motos grandes como nas mais pequenas...