quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
46% faz as compras de Natal duas semanas antes
A grande maioria dos consumidores portugueses faz as suas compras de Natal até um mês antes do Natal: 36% afirma que o faz com um mês de antecedência, 46% fá-lo duas semanas antes e 12% uma semana antes. São nas semanas que antecedem o Natal que se verifica o maior volume de consumo. Estes dados foram revelados pelo Observador Cetelem que apresentou, recentemente, um estudo sobre as intenções de compra para o Natal 2011.
Ainda na análise do planeamento das compras de Natal, destaca-se o facto das mulheres iniciarem as compras com maior antecedência que os homens. Enquanto 43% das mulheres começa a preparar o Natal com um mês de antecedência, 51% dos homens fá-lo duas semanas antes. Esta análise mostra ainda que são os indivíduos do sul (56%) e do Porto (52%) que mais optam por fazer as compras duas semanas antes. As regiões do país com maior planeamento são a zona norte e o centro, onde 42% e 44% dos inquiridos, respectivamente, iniciam as compras até um mês antes.
«O facto da maior parte dos consumidores portugueses iniciar as suas compras de Natal até duas semanas antes, justifica-se pelo facto de ser nesta altura que a maioria recebe o subsídio de Natal. Como sabemos 82% dos consumidores revelou que recorre ao subsídio de Natal para fazer as comprar presentes e como tal, é natural que só o façam depois de o receber», afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.
Um dado também a destacar deste estudo do Observador Cetelem é o facto de 25% dos inquiridos afirmar que costuma esperar pelas promoções e saldos após o Natal para fazer algumas compras de Natal. Percentagem que chega aos 30% nos indivíduos entre os 25 e os 34 anos.
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 4 de Outubro de 2011. O erro máximo é de + 4,4 para um intervalo de confiança de 95%.