O Campus de Excelência Internacional do Mar (CEI.MAR), do qual a Universidade do Algarve é parceira, é um dos 6 consórcios que hoje foi reconhecido pelo Ministério da Educação do Governo Espanhol como Campus de Excelência Internacional de âmbito Regional Europeu (CEIR). A Universidade do Algarve é a única instituição portuguesa selecionada, dos projetos que se candidataram ao CEI 2011 pela primeira vez.
Concorreram inicialmente 32 projetos de consórcio à 3ª edição do Programa CEI, dos quais 13 pela primeira vez. Uma comissão técnica, formada por peritos de reconhecido prestígio internacional, analisou as propostas desde setembro, tendo pré-selecionado oito, que durante o dia de ontem apresentaram os seus projetos. Outros nove consórcios deram conta dos resultados obtidos desde 2009, altura em foram classificados de CEI. Dos projetos que se apresentaram ao concurso CEI 2011 pela primeira vez, a Universidade do Algarve foi a única instituição portuguesa a ser selecionada.
A comissão técnica internacional realçou o conjunto de potencialidades e singularidades do CEI.MAR, referindo que é o único Campus de Excelência marinho que une o Atlântico e o Mediterrâneo, e alia a ciência, a engenharia e as ciências humanas em torno do mar, numa área de grande valor geoestratégico para a vida científica, económica, social e cultural do sul da Europa.
Sobre Campus de Excelência Internacional do Mar (CEI-MAR)
A Universidade do Algarve integra o Campus de Excelência Internacional do Mar, que pretende criar um espaço comum de conhecimento e inovação do meio marinho, através das suas áreas de especialização. Com a coordenação da Universidade de Cadiz e a participação de universidades da Andaluzia (Almeria, Granada, Málaga e Huelva), o estudo e a gestão do Mar do litoral sul da Península Ibérica não estariam completos se não fossem realizados em consonância com as costas portuguesa e marroquina.
A Universidade do Algarve e a Universidade de Abdelmalek Essaâdi, em Marrocos, acompanham as universidades e instituições espanholas na direção deste projeto, conferindo assim um forte carácter transfronteiriço e internacional ao Campus. Foram definidas cinco áreas de especialização, identificadas em função da força e potencialidade do Campus, sendo elas o Conhecimento do Mar, o Mar como Fonte de Recursos, a Gestão do Mar, as Engenharias e o Mar, e o Valor Cultural do Mar.
Sobre o CEI 2011
O Programa CEI enquadra-se na estratégia do Governo Espanhol - Universidad 2015, que procura a modernização das universidades deste país, promovendo redes estratégicas com outras instituições, com a finalidade de criar “ecossistemas de conhecimento” que favoreçam o emprego, a coesão social e o desenvolvimento económico-territorial.
Este programa conta com uma verba de 111,8 milhões de euros, dos quais 75 estão destinados ao subprograma de excelência. Desde que o Ministério da Educação Espanhol impulsionou este programa, em 2008, já investiu mais de 700 milhões de euros.
A verba disponível para o programa (75 milhões de euros) será distribuída pelos projetos selecionados. Além do Ministério da Educação Espanhol, o financiamento dos mesmos será comparticipado pelas Comunidades Autónomas espanholas.
Com esta edição ficará praticamente completo o mapa espanhol de Campus de Excelência Internacional, que, a partir de agora, fixará a sua prioridade em melhorar a qualidade de cada um dos projetos, com o objetivo de, em 2015, só existirem 10 Campus de Excelência Internacional e 10 Campus de Excelência Internacional de âmbito Regional Europeu, capazes de competir internacionalmente nos respetivos domínios.
A nova “Ley de Economía Sostenible” do Governo Espanhol veio considerar o Programa CEI como um instrumento fundamental para relançar a Economia, promover a competitividade e a internacionalização do sistema universitário, implicando neste processo o triângulo Ciência-Tecnologia-Empresa.