sábado, 8 de outubro de 2011

1ª Edição da festa da Via Algarviana

“Fim de semana de actividades culturais e recreativas na aldeia interior de Furnazinhas-Concelho de Castro Marim” Durante o fim de semana de 15 e 16 de Outubro realizar-se-á, a 1º edição da Festa da Via algarviana, a aldeia eleita foi a de Furnazinhas, no concelho de Castro Marim, pela sua beleza e interesse cultural.
Este evento surge da necessidade de envolver as aldeias do interior e a sua população nas actividades do projeto Via Algarviana, fomentando assim uma maior ligação ao mesmo. Desta forma, pretende-se também auxiliar as infra-estruturas locais, alojamentos, cafés, restaurantes, comércio local, promovendo a autenticidade das gentes e tradições do interior Algarvio. O programa do evento é composto por diversas actividades: Percursos pedestres interpretativos, percursos de BTT, actividades de Educação Ambiental para os mais novos, artes e ofícios dinamizados pelos artesãos da aldeia. Será ainda realizado um jantar convívio e uma tertúlia, onde os participantes poderão habilitar-se a uma estadia, no Algarve, para duas pessoas. Inscrições ou informações para o telefone 289 412 959 ou e-mail lbom@almargem.org . O Via Algarviana II tem 1,4 milhões de euros e beneficia do co-financiamento de 950 mil euros do PO Algarve 21, os fundos europeus do QREN. A comparticipação Nacional será de 512 mil euros repartidos pela Almargem, Autarquias, ATA e ERTA.
Sobre o Projecto Via Algarviana: A Via Algarviana é um percurso pedestre de longa distância (300km), classificado com Grande Rota (GR13). Inicia-se em Alcoutim, junto ao Guadiana, e termina no cabo de S. Vicente, em Vila do Bispo, passando pelas serras do Caldeirão e Monchique. Atravessa essencialmente zonas florestais e aldeias do interior algarvio, onde persistem ainda muitas das tradições rurais que o projecto pretende dar a conhecer. www.viaalgarviana.org