terça-feira, 6 de setembro de 2011
Mais de metade dos jovens portugueses recebem até 20 € de semanada
Um estudo desenvolvido pelo Observador do Cetelem para perceber quais as intenções de compra dos portugueses no regresso às aulas, revela que 31% das famílias portuguesas com filhos em idade escolar atribuem até 10 euros de semanada a cada jovem para despesas de alimentação, papelaria e extras, o que perfaz um total máximo de 40 euros por mês. 28% dos inquiridos afirma que os seus filhos utilizam entre 11 e 20 euros por semana.
Existe ainda um número de famílias (2%) que coloca à disposição dos seus filhos mais de 50 euros por semana, que feitas as contas representam 200€ ao fim de um mês. 2% é um valor residual, mas que acaba por influenciar a média nacional (24 euros), que não é representativa da grande maioria.
«Na conjuntura actual, os portugueses contam cada vez mais o dinheiro, tendo necessidade de ponderar o valor de semanada que podem disponibilizar aos filhos. Nos resultados do inquérito verificámos ainda que existe uma percentagem de famílias portuguesas que, simplesmente, não atribui semanada aos seus filhos, ou por não lhes ser economicamente possível, ou por não acharem necessário fazê-lo», afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 27 a 29 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.