terça-feira, 12 de julho de 2011

Loulé: CONCURSO DE FOTOGRAFIA “O MAR – HISTÓRIA E RECURSOS”

A Câmara Municipal de Loulé, através da Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos, está a promover o Concurso de Fotografia “O Mar – História e Recursos”, e que surge no âmbito do Programa Bandeira Azul 2011 e da actividade “Promoção do Ambiente Marinho e Costeiro”.

Este concurso é aberto a todos os cidadãos, que poderão inscrever-se, de forma gratuita, até ao dia 19 de Agosto (Dia Mundial da Fotografia).
As fotografias a concursos podem ser imagens de superfície ou subaquáticas, e devem ser inéditas.

O júri irá avaliar os trabalhos tendo em conta três critérios: enquadramento no tema proposto, originalidade e qualidade técnica da imagem.
A entrega dos Prémios será efectuada no dia 3 de Setembro, em Quarteira, por ocasião da Acção de Limpeza Subaquática, devendo os trabalhos seleccionados pelo Júri serem previamente expostos na “Noite Branca”, em Loulé, a 27 de Agosto.

Os trabalhos podem ser entregues pessoalmente na Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos do Município, ou ser enviados por correio postal ou electrónico: daeu@cm-loule.pt. O Júri anunciará a sua decisão até ao final do mês de Agosto, no site da Autarquia www.cm-loule.pt
Redescobrir e dar a conhecer os recursos inesgotáveis que o Mar tem para oferecer, assim como estimular o interesse pelos ecossistemas marinhos enquanto fonte de vida, mantendo viva a chama da sua história, que é a nossa própria história são os principais objectivos desta iniciativa.
Portugal tem uma história intimamente ligada ao Mar, sendo testemunho disso os feitos dos grandes navegadores e os descobrimentos que proporcionaram um novo conhecimento e um infinito florescer de contactos entre povos e gentes. Tem uma faixa costeira que ultrapassa os 1000 km e uma das maiores zonas económicas exclusivas da Europa, que atinge cerca de 18 vezes o tamanho da sua área territorial.
A importância que o Mar continua a exercer tem assentado na sua capacidade de gerar novas actividades e de permitir a evolução de outras. Qualquer que seja a actividade ou a área, das potencialidades energéticas às ciências e à investigação, das profissões e do emprego às tradições e às artes, do recreio e desportos náuticos ao turismo e à gastronomia, dos sistemas ecológicos aos perigos da poluição e das alterações climáticas, tudo poderá ser um “mar” de oportunidades e de riqueza, se assegurarmos a sua sustentabilidade.