sexta-feira, 27 de maio de 2011

No Museu de Portimão o “Mundo do trabalho no sul de Portugal”

O Museu de Portimão recebe a 3 e 4 de Junho o Encontro “O Mundo do Trabalho no Sul de Portugal – Bolsas Industriais e Comunidades Rurais”, numa organização conjunta entre o Instituto de História Contemporânea - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Câmara Municipal de Portimão.

A iniciativa insere-se nos Encontros Áreas Industriais e Comunidades Operárias, que também se realizam em Lisboa, Porto e Ponta Delgada, que têm como motivação a necessidade sentida de partilhar a investigação, a análise e reflexão sobre os vários autores que se têm dedicado ao estudo do universo laboral português.

Os painéis que constituem o programa reúnem abordagens essenciais à compreensão dos processos históricos e sociais que estão na base da consolidação de diversificadas comunidades trabalhadoras no sul do país, que originaram fenómenos socioculturais específicos, indissociáveis do património (material e imaterial) legado pelas mesmas.

Os participantes pretendem, desta forma, confrontar e discutir a diversidade de estudos existentes sobre temas como as áreas industriais e o meio rural, as comunidades operárias no Algarve, o património industrial ou as comunidades mineiras no Alentejo, entre outros.
A inscrição é gratuita, podendo ser feita até 1 de Junho por telefone e correio electrónico, ou pelo envio da respectiva ficha (disponível em www.cm-portimao.pt)