O lazer e as viagens mantêm-se na liderança das intenções de compra dos portugueses. Em 2010 eram cerca de 47% os portugueses a tencionar consumir viagens e lazer. Em 2011, são apenas 37%. A tendência em Portugal para os próximos meses é de que a parte do orçamento disponível para a aquisição de produtos, bens e serviços diminua na generalidade dos casos. São dados apresentados pelo Observador Cetelem, que anualmente revela as tendências de consumo na Europa.
As intenções de compra dos consumidores portugueses são globalmente idênticas às expressas em edições anteriores do Observador Cetelem. No entanto, os consumidores portugueses são muito mais moderados nas suas intenções de viajar ou de efectuar compras de lazer. As suas intenções inscrevem-se abaixo da média europeia (54%), e os desejos surgem mesmo em claro recuo relativamente às intenções do ano passado (- 10 pontos).
Embora a rubrica do ‘Lazer e Viagens’ continue a liderar as intenções de compra dos consumidores portugueses, os efeitos da crise continuam a fazer-se sentir. As agências de viagens constatam uma mudança real de comportamento dos consumidores quanto às viagens: reservas tardias, “caça” aos preços baixos, destinos menos longínquos. Assim, 50% das viagens (que incluem voo e hotel) vendem-se agora no mês da partida.
As análises e previsões do Observador Cetelem foram efectuadas em Dezembro de 2010, em colaboração com o gabinete de estudos e de consultadoria BIPE. As sondagens aos consumidores foram realizadas com base num inquérito barométrico, realizado através da Internet e aplicado, também, por amostras representativas das populações nacionais (maiores de 18 anos) de treze países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Rússia e Eslováquia. No total foram inquiridos mais de 8.700 europeus, com amostras de pelo menos 500 indivíduos por país.