segunda-feira, 2 de maio de 2011

Albufeira: AUTARQUIA APOSTA NA FORMAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

‘Oportunidades novas para quem a idade não conta’ é o nome do projeto desenvolvido pelo Município de Albufeira que, desde 2005, tem vindo a possibilitar a formação profissional e a certificação escolar dos seus funcionários. Ao todo, já são 155 os trabalhadores que viram reconhecidas e aumentadas as suas competências de nível básico e secundário.

Distinguido com uma Menção Honrosa no 1.º Concurso Nacional de Boas práticas na Administração Local 2007, o projeto ‘Oportunidades novas para quem a idade não conta’ continua a ser uma referência em matéria de Formação.

Este projeto surge no âmbito do Plano de Formação iniciado pela autarquia em 2004, que tem permitido aos seus funcionários frequentarem ações de formação nas mais diversas áreas.

Ao longo dos últimos sete anos, a iniciativa ‘Oportunidades novas para quem a idade não conta’ possibilitou a certificação escolar e a formação profissional a 155 trabalhadores autárquicos com menores habilitações literárias e de faixa etária mais elevada (101 do nível básico e 54 do nível secundário). O projeto tem como parceiros a Associação In Loco, que conduz os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), e o Centro de Novas Oportunidades, responsável pelas Unidades de Formação Modular Certificada, que aliam a componente académica à formação profissional.
Para José Carlos Rolo, vice-presidente do Município, “a validação de competências e a aquisição de novos conhecimentos permitem uma melhoria da qualificação dos Recursos Humanos da autarquia, interferindo de forma positiva no desempenho dos funcionários. Esta é também uma maneira de motivar os trabalhadores, aumentando a sua auto estima”.
Refira-se que no próximo dia 9 de maio, a Câmara Municipal irá realizar uma cerimónia de Entrega de Certificados a todos os alunos do projeto, a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 14h30.