domingo, 8 de maio de 2011

9 de Maio- Dia da Europa

Considerado um dos símbolos da identidade europeia, o Dia da Europa, celebrado hoje em todos os Estados-Membros, deverá ser aproveitado para uma reflexão profunda sobre o conceito de Europa Unida.
Sendo a aproximação dos cidadãos a este conceito precisamente um dos objetivos da efeméride, útil será então que todos nós façamos esse exercício, de forma a podermos, em conjunto, fortalecer os objetivos preconizados em 1950 pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, quando avançou com a primeira proposta das bases fundadoras da atual União Europeia.

E porque a promoção de valores como a paz e solidariedade, a par do desenvolvimento económico e social e do equilíbrio ! ambiental e regional, continua a ser uma das propostas de enriquecimento da identidade europeia, há que reconhecer a contemporaneidade da declaração idealizada por Schuman para a construção de uma sociedade que congregue verdadeiramente a supranacionalidade pretendida.
Mas porque a Europa é um projeto em permanente recriação, há no entanto a necessidade de uma renovação da abordagem a esses valores, para que esta seja uma instituição verdadeiramente imune a fenómenos de constrangimento ao seu desenvolvimento económico, cultural e social, como a intolerância, a pobreza e a discriminação.
Creio que é dessa capacidade de adaptação dos princípios que a regem, aos novos tempos, que depende o futuro e a força da Europa. E para que essa união persista como alicerce da chamada identidade europeia, &eac! ute; indispensável que todos os países devam e possam co laborar.
Só assim será possível continuar a construir uma Europa com futuro, justa, solidária e aberta ao resto do Mundo.

Carlos Silva Gomes
Governador Civil de Faro