domingo, 6 de fevereiro de 2011

«DIA EUROPEU DA INTERNET SEGURA» - 6 DE FEVEREIRO


Uma das mais assinaladas conquistas deste nosso tempo, no domínio da comunicação e com enorme contributo para uma democratização global e promoção dos seus ideais em todo o Mundo é a internet.
Muitos milhões de pessoas, a cada instante, utilizam a internet por razões profissionais, económicas, sociais, culturais, de recreio e lazer, etc., estabelecendo-se múltiplas pontes entre os locais mais distantes do planeta Terra, casa grande onde todos vivemos.
Mas a internet apresenta, também, inúmeros e comprovados riscos, que todos os dias, fazem notícia de cariz negativo, muito em especial, afectando a infância e a juventude.
Combater esses malefícios é um dos grandes objectivos, quiçá o principal, da instituição do «Dia Europeu da Internet Segura», que se assinala a 6 de Fevereiro e que deve motivar a reflexão consciente e o esforço empenhado de todos, sobretudo os pais e os educadores, para que os indesejados casos de um recurso não escrupuloso à internet sejam banidos ou atenuados em larga escala.
Esta é uma questão que a todos nos importa pelas mais variadas razões, com o objectivo comum do combate ao crime informático.
Por uma «internet segura» é um pensamento e uma acção que nos devem acompanhar ao longo de todos os dias com uma relevância especial nesta efeméride que lhe é dedicada e que representa um alerta a todos os cidadãos.

A GOVERNADORA CIVIL
ISILDA VARGES GOMES