sábado, 29 de janeiro de 2011

Festival Al-Mutamid volta a passar por Lagos. Músicas do Médio Oriente e Dança Oriental no palco do Centro Cultural.


11ª Edição do Festival de Música Al-Mutamid

No próximo dia 12 de Fevereiro, Lagos volta a receber um dos espectáculos que integram o Festival de Música Al-Mutamid.
A 11ª edição desta iniciativa traz ao palco do Centro Cultural, pelas 21h30, o espectáculo de músicas do Magrebe e do Médio Oriente e danças orientais interpretado pelo grupo IBN MISJAN ENSEMBLE (Síria / França / Etiópia / Argélia).

IBN MISJAN ENSEMBLE

O músico mais importante da época dos Omeyas foi Ibn Misjan. Nascido no seio de uma família persa, viajou até à Síria e Pérsia, onde aprendeu a prática bizantina e persa.
O nome Ibn Misjan foi a fonte de inspiração de um projecto musical integrado por 4 músicos nascidos em culturas hoje distantes, que durante séculos beberam de uma mesma fonte artística e espiritual.
Ibn Misjan Ensemble interpreta diversos estilos de música oriental: sufi, música de Médio-Oriente e árabe-andalusí.
Este grupo conta com a participação de uma bailarina de Dança Oriental que reflecte nas suas expressivas danças todo um manancial de cor, exotismo e beleza, interpretadas com elegância e sensualidade.

Sara Habasha | Voz
Eva Medina | Mondol e Tambura
Salah Sabbahg | Darbouka, Riq e Bendir
Vicent Molino | Nay
Christina Prieto | Dança Oriental

Recorde-se que este evento - Festival Al – Mutamid - pretende homenagear o rei poeta Al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid.
Muhammad Ibn Abbad (Al-Mutamid) nasceu em Beja (1040) e foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos, tendo aí passado uma juventude refinada. Em 1069 acedeu ao trono de Sevilha, o reino mais forte entre os que surgiram em Al-Andaluz após a queda do Califato de Córdoba.
Em 1088 Al-Mutamid foi destronado pelos almorávides e partiu para Agmat, a sul de Marraquexe onde viria a falecer em 1095. O seu túmulo, conservado até hoje, tornou-se símbolo dos mais belos tempos de Al-Andaluz.