sábado, 1 de janeiro de 2011

Em Albufeira: CANTINA SOCIAL VAI SERVIR REFEIÇÕES AOS CARENCIADOS DO CONCELHO





"No próximo dia 10 de Janeiro apresentarei as ideias para colocar em funcionamento a cantina municipal, também à noite,para servir refeições aos mais carenciados do Concelho", anunciou Desidério Silva, acompanhado dos representantes máximos da Câmara e da Assembleia Municipal de Albufeira, no passado dia 29 de Dezembro, e de boa parte da comunidade albufeirense para manifestar os votos de um bom ano de 2011 e agradecer a todas as forças vivas o trabalho que tem sido desenvolvido no município.
Ainda na área da Acção Social, salientou o edil albufeirense, "o município ajuda actualmente cerca de 200 famílias do concelho através do apoio ao arrendamento e a estratos sociais desfavorecidos", sendo ainda "intenção da autarquia erguer o Centro de Dia e Lar de Olhos de Água, continuar a apoiar as IPSS e o projecto social da Aldeia da Solidariedade, e dar continuidade aos programas de apoio aos mais desfavorecidos, como é o caso da Teleassistência a idosos ou Bolsas de Estudo", acções que se juntarão à "criação" da já referida "Cantina Social que permita prestar apoio alimentar aos munícipes mais carenciados", rematou o autarca.
Ladeados pelo actual executivo e presidente das Juntas de Freguesia de Albufeira, os Presidentes da Autarquia e da Assembleia Municipal apresentaram a Mensagem de Ano Novo à comunidade. A cerimónia decorreu nos Paços do Concelho e contou com presença de diversas entidades civis, militares, religiosas, associações, empresários e comerciantes.
A "requalificação do Espaço Público" foi outra das áreas em destaque e que "continuará a ser tida em conta no novo ano". Assim, "a transformação do principal acesso à cidade, a requalificação da Estrada dos Brejos e de toda a zona envolvente, a criação de condições de mobilidade para as pessoas com deficiência, a inauguração do P1 e o investimento nos transportes urbanos marcaram 2010", sublinhou Desidério Silva, para quem "o desenvolvimento de projectos como a passagem das linhas aéreas de alta tensão a subterrâneas na zona urbanizada do Alto dos Caliços, o reforço da estrutura do túnel da Avenida 25 de Abril, a construção do P6, a ampliação do Cemitério da Guia, e diversas intervenções de pavimentação e saneamento vão estender-se ao longo de 2011".
Em matéria de Educação, "o concelho assistiu à inauguração do Jardim-de-infância e EB1 de Vale Pedras, ao reforço do apoio logístico às escolas, à abertura das bibliotecas escolares ao privado, ao início da construção da EB 1,2,3 da Guia e Pavilhão Desportivo, e ao desenvolvimento de diversos projectos educativos direccionados às crianças e jovens", recordou o edil.
Quanto à Cultura, DEsidério Silva salientou: "Tem-se apostado num reforço do papel da Biblioteca Municipal, das Galerias de Arte e respectivas exposições. O projecto do Museu do Barrocal, com assinatura de Siza Vieira, será uma das obras estruturantes de 2011, e a aposta na organização de eventos culturais de qualidade também irá manter-se".
ALBUFEIRA PODE ORGANIZAR O MUNDIAL DE CORTA-MATO
Praticamente sem se deter, o presidente da ediçlidade passou à área desportiva para recordar que "a autarquia inaugurou o Pavilhão de Albufeira, reforçou a participação da juventude nos espaços desportivos do concelho e as parcerias com clubes e associações nas diferentes modalidades, e acolheu importantes competições como o Campeonato da Europa de Corta Mato, considerado pelos responsáveis um dos melhores, de tal forma que fomos abordados para organizar o campeonato do mundo da modalidade", anunciou Desidério Silva.
No Turismo, o município tem procurado inovar, consolidando a aposta em Espanha, nomeadamente em Andaluzia, Estremadura e Galiza. “Marcámos presença nas principais feiras de turismo nacionais e internacionais e procurámos estabelecer contactos com novos operadores e agentes de viagens que nos permitam continuar a valorizar Albufeira”, referiu Desidério Silva. Destaque para a estreia da autarquia no evento Rock in Rio, onde desenvolveu uma forte acção promocional.
"Nas questões do Ambiente, Albufeira voltou a liderar, conquistando o maior número de galardões ambientais a nível nacional: 19 Bandeiras Azuis, 17 praias com água de ‘Qualidade de Ouro’, 12 Bandeiras ‘Praia Acessível’, 9 zonas balneares com distinção ‘Praia Saudável’ e uma Bandeira ‘ECO XXI’", destacou Desidério Silva.
Já as questões relacionadas com a Sinalética, Toponímia, Protecção Civil, Modernização Administrativa, Mercados e Direitos dos Consumidores também mereceram uma preocupação permanente por parte do executivo e irão continuar em evidência no novo ano.
A encerrar os discursos da cerimónia, que se iniciou com a actuação do grupo coral da autarquia albufeirense, Desidério Silva e Carlos Silva e Sousa deixaram votos de prosperidade para 2011 a todos os presentes.