quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Zoo de Lagos Recebe Novo Habitante

O Natal está a chegar e o Zoo de Lagos vai ter uma nova prenda para os visitantes. Este sábado, dia 11 de Dezembro de 2010, chega um macho de Vicunha (Vicugna vicugna). Será o único exemplar da espécie em Portugal.
Vem do Zoo de Zlin, na República Checa, ao abrigo dos EEP’s, Programas de Conservação em cativeiro para espécies em via de extinção.
A Vicunha é um camelídeo, dos mais ameaçados, sendo a espécie selvagem aparentada do guanaço que foi domesticado, juntamente com o Lama, de forma a ajudar as populações do Chile , Perú e Bolívia. De porte mais pequeno que os seus parentes, a Vicunha esteve perto da extinção devido à caça e exploração abusiva de lã, uma vez que a sua pelagem tem melhor qualidade entre os camelídeos.
Vivem até aos 20 anos e ao contrário das espécies pertencentes à família dos camelos, as vicunhas necessitam de ingerir água todos os dias.
A instalação deste novo habitante do Zoo de Lagos já está pronta para o receber e a sua chegada será como que uma prenda de Natal antecipada para o parque e para todos os visitantes. Esperamos que em breve chegue uma fêmea de Vicunha para que possa haver reprodução da espécie.