terça-feira, 19 de outubro de 2010

SEMANA DA REFLORESTAÇÃO NACIONAL


A Semana da Reflorestação Nacional, a decorrer entre 23 e 28 de Novembro, promovida pelo Movimento Plantar Portugal, não vai passar apenas pela realização de grandes acções de reflorestação. Vai também promover inúmeras acções de plantação de árvores em Escolas, Parques, Jardins, Freguesias, com muitas actividades a decorrer em simultâneo.
Até ao momento já foram constituídas várias Equipas Concelhias, mas espera-se que nos próximos dias este número venha a aumentar significativamente. Até ao momento já estão constituídas equipas em mais de 50 concelhos, nomeadamente: Águeda, Guarda, Alcanena, Lajes do Pico, Ansião, Manteigas, Arcos de Valdevez, Mealhada, Arganil, Odivelas, Benavente, Paços de Ferreira, Bragança, Paredes de Coura, Caminha, Proença-a-Nova, Carregal do Sal, Santa Cruz da Graciosa, Celorico da Beira, São Brás de Alportel, Coruche, São Roque do Pico, Faro, Seia, Ferreira do Alentejo, Setúbal, Ferreira do Zêzere, Silves, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Famalicão, Figueiró dos Vinhos, Pinhel, Sertã, Penacova, Castanheira de Pera, Oliveira do Bairro, Tavira, S. João da Pesqueira, Reguengos de Monsaraz, Ourém, Belmonte, Batalha, Macedo de Cavaleiros, Ponte da Barca, Tarouca, Boticas, Torres Vedras, Olhão, Viana do Castelo, Castelo de Paiva e Vila de Rei.
O Movimento Plantar Portugal (MPP) é um movimento de cidadãos sem fins lucrativos que tem como objectivo contribuir para a conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Um movimento que procura dar resposta ao grande desafio de lançar sementes para um futuro mais sustentável para todos.
Espera-se com o contributo deste projecto, através do forte apelo ao espírito de voluntariado e cidadania activa, plantar consciências e motivar à protecção da natureza. O significado deste projecto de longo prazo não passa apenas pelo gesto da plantação de árvores, favoráveis à manutenção do equilíbrio natural, mas também a motivação à alteração de comportamentos e atitudes que tendem a agravar a tendência repressiva aos bens essenciais à vida humana e do planeta.
O Movimento Plantar Portugal assume-se portanto como um projecto que pretende dar um enorme contributo no combate urgente que há a travar contra o aquecimento global e as alterações climáticas, sob pena de um dia chegarmos a um ponto de não retorno de consequências imprevisíveis para nós e para os nossos descendentes.
Acredita-se que esta crescente onda de consciencialização ambiental seja o início de uma revolução nas mentalidades, um marco nunca antes alcançado em Portugal e que revela uma maturidade e sentido de responsabilidade que a todos nos apraz registar e pela qual devemos estar todos orgulhosos.
A Coordenação deste movimento faz o apelo para que todos os cidadãos interessados se juntem a esta causa e procedam à criação ou à sua inscrição nas equipas concelhias no sitio electrónico http://plantarportugal.org, e solicita que convidem Escolas, Associações, Clubes, Grupos de Escuteiros, Freguesias e Autarquias a fazer o mesmo. Vamos todos Plantar Portugal!

A Equipa Concelhia de Faro
O Coordenador
Bruno Lage